O fotógrafo brasileiro foi homenageado durante o prêmio de maior prestígio do concurso Sony World Photography deste ano, durante cerimônia em Londres, na noite de quinta-feira
O fotógrafo internacionalmente aclamado Sebastião Salgado recebeu o prêmio ‘Contribuição Fora do Comum para a Fotografia’ pelos seus distintos trabalhos em preto e branco, capturados ao longo da sua carreira de cinco décadas, durante evento da Organização Mundial de Fotografia – que inclui a 17ª edição do Sony World Photography Awards, premiação que celebra imagens poderosas que repercutem em públicos de todo o mundo.
Quarenta fotos tiradas por Salgado, que divide seu tempo entre sua terra natal, o Brasil, e a França, serão exibidas como parte de uma exposição que apresentará, em Londres, o trabalho dos vencedores do concurso, finalistas e outros selecionados. A mostra também conta com trabalhos do vencedor geral do ano passado, Edgar Martins, de Portugal.
Temas globais como a catástrofe climática, mineração, migração e destruição das práticas ancestrais de povos indígenas foram retratados por Salgado em seu meio século de carreira como fotógrafo profissional.
Nesta 17ª edição, o júri selecionou cerca de 200 obras entre 395 mil imagens de 220 países, um recorde da competição de fotografia profissional. Os selecionados disputaram prêmios em dez categorias entre arquitetura, meio ambiente, criatividade, retratos, estudantes e jovens, entre outras.