Coluna reúne notas e fotos da temporada em Manaus

Coluna reúne notas e fotos da temporada em Manaus

A Coluna do Portal Rogério Pina apresenta uma seleta de notas informativas, em vários segmentos, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia

Direito Ambiental

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vai oferecer o curso de doutorado em Direito Ambiental – focado na região da Amazônia Ocidental.

A portaria autorizando o curso foi publicada no dia 19 de junho de 2024 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pelo Ministério da Educação (MEC), e divulgada esta semana.

Gastronomia em foco

O curso de gastronomia do Senac em Manaus vem promovendo eventos com convidados que atuam no segmento para enfocar temas do momento e sobre experiências.

Esta semana o convidado foi o chef Beto Sodré, que discorreu sobre o tema ‘Explorando horizontes’.

Na foto, aparecem Nailson Andrade (diretor acadêmico da faculdade de tecnologia Senac Amazonas), Monique Morhy (coordenadora do curso de gastronomia), chef Beto Sodré e o gastrônomo Carlinhos Cavalcante.

Amazônia em debate

No dia 24/6 a rede Uma Concertação pela Amazônia se reunirá para dialogar sobre ciência, tecnologia e inovação ‘nas Amazônias’ – visando estratégias que contribuam para a manutenção da floresta viva, o desenvolvimento humano e o fortalecimento de bioeconomias inclusivas e com alto valor agregado.

Nesta edição os convidados serão Fernanda Stefani, co-fundadora e CEO da 100% Amazônia; Márcio Santos, diretor geral do Centro de Bionegócios da Amazônia; e Tanara Lauschner, subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia, do Ministério de Ciência de Tecnologia.

A partir das 15h (horário Manaus) pela internet.

Futebol e diversidade

Presidente do Esporte Clube Bahia, Emerson Ferretti circulou por Manaus para participar de evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – quando palestrou sobre as ações afirmativas e diversidade do time de futebol baiano.

Na foto, ele aparece ao lado de Rose ‘Baiana’ Sobrinho – torcedora do tricolor baiano e figura de destaque no setor de tecnologia da informação na capital amazonense.

Chico 80 anos

TV Cultura presta homenagem a um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, Chico Buarque, que completou 80 anos nesta quarta-feira (19/6).

MPB Especial com Chico Buarque, de 1973, é exibido na faixa comemorativa dos 55 anos da emissora que relembra programas icônicos da trajetória da Cultura.

Na sexta-feira (21/6), às 20h, o Metrópolis da TV Cultura exibe uma reportagem especial sobre Chico Buarque com destaques ao seu legado para a música, literatura e luta pela democracia.

Ministério Público de Contas

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Yara Amazônia Lins, convida para a sessão solene de posse do novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas, João Barroso de Souza, para o biênio 2024-2026.

A cerimônia será realizada na sexta-feira (21/6), às 10h, no auditório do TCE-AM, em Manaus.

Academia de Letras

Manhã dedicada a lançamentos literários reuniu o presidente da Academia Amazonense de Letras, Aristóteles Alencar, mais Geraldo dos Anjos e o casal Rosa e José Brito

Jazz afro americano

A edição deste ano do Green Jazz Festival ganhou evento de lançamento no meio da semana, no Teatro Amazonas, com apresentação da Amazonas Band.

O festival internacional que aconetece em julho em Manaus será inspirado nos ritmos afro americanos – e suas várias vertentes.

Moda e estilo

Depois de conquistar uma clientela fiel em Manaus, a estilista amazonense Bruna Paes Barreto inaugurou o espaço ‘A Modista Atelier’ na cidade de São Paulo.

A estilista Bruna Paes Barreto

A filial paulistana está instalada no bairro Pinheiros e também ficará aberta para profissionais do segmento e artistas amazonenses – como forma de apoiar a rica cultura amazônica.

120 anos do JC

A Assembleia Legislativa do Amazonas promoveu evento em comemoração aos 120 anos do histórico Jornal do Comércio – o mais antigo ainda em circulação a partir de Manaus.

A solenidade reuniu profissionais da imprensa amazonense, como Carlos e Pedrinho Aguiar – que assinam colunas sociais naquele impresso.

Boi animado

A toada ‘Amor Garantido’, de Rui Machado e Inaldo Medeiros com interpretação impecável de David Assayag, ganhou animação criada por Hélio Muniz.

O resultado pode ser conferido no Instagram de Rui Machado e de David Assayag.

Tarde de festa

Promotor de eventos e festeiro número um de Manaus, Fernando Salignac reuniu grupo seleto para comemorar aniversário com almoço animado no Novotel.

O tema foi Turquia, um dos destinos que o globetrotter conheceu durante recente viagem.

Nas fotos, algumas presenças que ajudaram a animar a tarde de festa.

ACA completa 153

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas irá promover Sessão Especial em comemoração aos  153 anos da Associação Comercial do Amazonas- ACA, no dia 27 de junho às 11h45, no Plenário Ruy Araújo – na sede daquele Poder.

Ednelza imortalizada

A trajetória da artista amazonense Ednelza Sahdo será imortalizada em uma publicação assinada pelo ator, diretor e escritor Adailson Veiga.

“Ednelza Sahdo – A dama do Teatro, do Carnaval e da Cultura Amazonense” é o título da biografia autorizada pela própria artista, que morreu em 2015.

O lançamento deverá acontecer em julho, em Manaus, dependendo ainda de acertos quanto ao local.

Música da Amazônia

Após passar por Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belém, agora Manaus receberá a turnê “Canto de Rio”, do artista Eduardo Du Norte, no próximo domingo (23/6), às 19h, no Teatro Amazonas.

Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro, nas Óticas Diniz do Amazonas, Manauara e Sumaúma Shopping e pelo site shopingressos.

O show conta ainda com ‘meia entrada social’ disponível para todos os lugares, mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, no dia do evento, em prol do Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM).

Cantor, compositor, multi-instrumentista, Eduardo Du Norte tem 15 anos de carreira e três álbuns. Ele apresenta a turnê ‘Canto de Rio’, em que celebra a preciosidade da cultura amazônica. O espetáculo tem o apoio cultural da Casa Monsenhor e Loppiano Pizza.

Com informações e fotos enviadas por assessorias de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*