‘Culinária brasileira’ vence prêmio ‘Prazeres da Mesa’

‘Culinária brasileira’ vence prêmio ‘Prazeres da Mesa’

Livro foi escolhido o melhor do último ano por um júri formado por especialistas, chefs, críticos e estudiosos da alimentação, além de jornalistas de gastronomia no Brasil, premiando o trabalho da autora Roberta Malta Saldanha

Os vencedores do prêmio ‘Melhores da Gastronomia de 2024’ da Prazeres da Mesa foram anunciados durante cerimônia na capital paulista, celebrando também a 21ª edição da premiação. Esta é a única premiação do país que contempla todo o território nacional, destacando não apenas os melhores do Brasil, mas de cada região, em 39 categorias. É também a mais democrática, com voto aberto ao público e contabilizados pelo site da publicação.

Como funciona

Depois que um júri – com 277 especialistas, chefs, jornalistas e outros profissionais da gastronomia – apontou os finalistas em cada uma das categorias pesquisadas, o público decidiu os vencedores de 2024 por meio de votação pela internet – com um total de 43.452 votos, sendo exatos 39.076 válidos.

Entre as categorias, ganhou destaque o lançamento da segunda edição – revista e ampliada – do livro “Culinária Brasileira, muito prazer”, um belíssimo trabalho de Roberta Malta Saldanha lançado pela editora Senac Rio. O livro reúne tradições, ingredientes e receitas de grandes profissionais do País.

Obra essencial para entender a culinária brasileira, este livro ajuda a descobrir os nossos ingredientes mais típicos e desvendar o preparo das receitas mais tradicionais da nossa cozinha. Além disso, um time estrelado de 170 chefs, cozinheiros, confeiteiros, mixologistas e profissionais de Norte a Sul assinam as mais de 170 receitas – formando um panorama detalhado da culinária brasileira de ontem e hoje.

“Vale ressaltar que o principal destaque não está nas receitas, mas, na riqueza dos ingredientes regionais, muitos deles com raízes nos ensinamentos indígenas. Assim, com informações detalhadas sobre sua origem e seus diversos usos culinários, cada alimento é cuidadosamente explorado ao longo do texto”, destaca a consultora gastronômica do trabalho, Denise Rohnelt Araújo.

Cada região do Brasil está divididas em seis capítulos – Bebidas; Petiscos e entradas; Pratos principais e acompanhamentos; Doces, sobremesas e outras iguarias; Receitas clássicas e Ingredientes – que trazem glossário de pratos e ingredientes, além de curiosidades pra você conhecer um pouco mais do nosso Brasil.

Em suas redes sociais a autora agradeceu e afirmou sentir-se ‘abraçada’ com a premiação, agradecendo ao jornalista gastronômico Castilho – que assinou o prefácio da obra; a Daliana Cascudo pelo incentivo; à amiga Denise Rohnelt Araújo, estudiosa da culinária brasileira; ao cozinheiro André Vasconcelos; a Monica Prota e toda a equipe do Senac Rio.

Trajetória

A jornalista Roberta Malta Saldanha é paulista e iniciou sua carreira na Editora Abril, atuando nas revistas Exame Vip, Veja Rio e Veja; idealizou a revista Pense Leve, dos Vigilantes do Peso no Brasil; e ajudou a planejar e executar o primeiro evento gastronômico brasileiro – o Boa Mesa –, o qual, ao longo de 12 edições, propiciou a convivência com chefs e profissionais nacionais e internacionais e que selou de vez seu amor pela gastronomia.

Desde 2000, dedica-se a escrever sucessos premiados – resultando em um Prêmio Jabuti e seis Gourmand World Cookbook Award.

O livro “Culinária brasileira, muito prazer”, é o 14° livro da autora e traz o selo da Editora Senac RJ, sendo a segunda edição revisada e ampliada, com 608 páginas, ao custo de R$169,90. Pode ser comprado pela internet no site da Amazon e de outras livrarias.

Destaques amazônicos

Vale registrar que o Chef do Ano – segunda categoria mais badalada, depois de o Restaurante do Ano – representa a Amazônia. Saulo Jennings, da Casa do Saulo, conquistou a honraria depois de brilhar no seu Pará natal e, no último ano, levar os sabores amazônicos para unidades no Rio de Janeiro e São Paulo.

A Casa do Saulo original, que fica em Alter do Chão, também levou o prêmio de melhor restaurante da Região Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*