Coluna do portal reúne notas e fotos a partir da Amazônia

Coluna do portal reúne notas e fotos a partir da Amazônia

A Coluna do Portal Rogério Pina apresenta uma seleta de notas informativas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia

Atração reconhecida

O Museu da Amazônia, situado em Manaus, recebeu esta semana o prêmio Traveller´s Choice do Tripadvisor em 2024, fato que se repete desde 2015.

O prêmio celebra locais que recebem avaliações ótimas de turistas de todas as partes do mundo nos últimos 12 meses, colocando os vencedores entre os 10% melhores locais globais para visitação.

Considerada a melhor e maior plataforma de avaliação para destinos, o Tripadvisor tem relevante influência na tomada de decisão de inúmeros viajantes.

Amazônia e a ciência

De 7 a 13 de julho Belém sediará o maior evento científico da América Latina, a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com abertura durante evento no Theatro da Paz e a programação entre 8 a 13 de julho no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A boa novidade é que a Editora Valer, de Manaus, estará presente com seus mais de dois mil títulos, com foco voltado para as Amazônias.

Literatura Comparada

Evento em Manaus reuniu o escritor Milton Hatoum, o mestre Renan Freitas Pinto e a socióloga e referência na Editora Valer, Neiza Teixeira.

O encontro da Abralic – Associação Brasileira de Literatura Comparada – reuniu a comunidade acadêmica brasileira e promoveu palestras memoráveis e encontros interessantes sobre o tema, movimentando a cena acadêmica de Manaus.

Meio ambiente em foco

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do ​Amazonas (TCEAM) Júlio Pinheiro participou esta semana, em Lisboa, do 2º Encontro de Jovens Auditores da Organização de Tribunais de Contas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Durante palestra apresentada na quinta-feira, o conselheiro defendeu que os Tribunais de Contas tem tudo a ver com o meio ambiente – pois não devem zelar apenas pelos recursos financeiros e orçamentais, mas também pela preservação dos recursos naturais.

“As alterações climáticas são uma realidade e precisamos de iniciativas que compatibilizem o crescimento econômico com a proteção do ambiente”, destacou o conselheiro.

Semana da Panificação

Manaus será palco nos dias 8, 9 e 10 de julho da primeira edição da Semana da Panificação e Confeitaria do Amazonas, organizada pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindpam). O evento acontecerá no espaço de eventos do Sesi – Clube do Trabalhador, localizado no bairro Coroado, zona Leste da cidade, com atividades programadas das 14h às 21h.

Durante os três dias de atividades, serão realizadas oficinas tecnológicas, palestras magnas, cursos de vendas, aulas show, além do torneio Chef Técnico Distribuidor, Chef Padeiro e Chef Confeiteiro.

Segurança digital

Nos dias 9 e 10 de julho acontece em Manaus o seminário sobre segurança digital ‘Defense & Security Tech Day’, reunindo especialistas no auditório do Samsung Ocean, localizado localizado na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas.

Rotas para Europa

A aérea portuguesa TAP anunciou a retomada das frequências entre Lisboa e Manaus, a partir de novembro, no formato anterior da operação que inclui parada em Belém (PA).

Outra boa notícia é que a colombiana Avianca vai voltar a operar a rota Bogotá-Paris ainda este mês, aproveitando a movimentação da Olimpíada – e servindo como boa alternativa para os viajantes do norte do Brasil.

Atração no rádio

Ana Rita Antony retornou às ondas da rádio O Povo, em Manaus, com seu programa ‘delicioso’ em que apresenta uma trilha de clássicos da música de todos os tempos e comentários sobre atualidades.

A apresentadora retoma, assim, o ‘brinde’ a seus ouvintes todos os domingos, a partir das 11h30, na frequência 94.3 FM. Fica a dica.

Pesca esportiva

Continuam abertas as inscrições para a Copa Brasil de Pesca Esportiva e para o Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã, que serão realizados em setembro em Manaus.

As inscrições para as competições podem ser feitas – pela internet – até 16 de setembro por meio do site amigosdotaruma10anos.com.

Casarão reaberto

O Casarão de Ideias, no Centro histórico de Manaus, reabriu na noite de quinta-feira apresentando os novos ambientes do centro cultural, bem como o anexo que oferecerá, entre outras propostas, uma livraria e um um ‘cineminha’.

À frente da iniciativa cultural, o incansável produtor cultural e multi talentos João Fernandes.

Noite para dançar

A cave do Belle Époque – aquele charmoso espaço no subsolo do restaurante do Vieiralves – sedia nesta sexta-feira a estreia da festa ‘Disco’ com os DJs Cézar Dantas e Camilo Cruz, da Colômbia, fazendo uma mistura com muito groove, funky, house, disco e boogie, a partir das 21h.

Os ingressos antecipados estão à venda por R$ 50 no site da Shotgun e a organização do novo projeto da noite de Manaus está a cargo do promoter Júnior Vicente – o que é garantia de qualidade na folia.

Cinema gratuito

Projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Paulo Gustavo -, o Cine Carmen Miranda irá apresentar filmes franceses a partir desta sexta-feira, em uma parceria com a Aliança Francesa em Manaus.

O Cine Carmen Miranda está aberto ao público na Praça do Congresso, no Centro histórico de Manaus, a partir das 16h – com acesso gratuito. A dica é procurar por um portão na cor laranja.

Pelos salões de Manaus

A semana promoveu encontros e registros bacanas durante eventos que movimentaram a capital amazonense nas áreas acadêmica, cultural e de comemorações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*