20,novembro 2024

TCE-AM promove com sucesso competição acadêmica

Tribunal de Contas do Amazonas sediou, pela primeira vez na América Latina, competição internacional de Direito reunindo estudantes de 15 países

Chegou ao fim no domingo (14) em Manaus a competição acadêmica International Negotiation Competition, que reuniu estudantes de Direito de 14 países – além do Brasil – e que tem por objetivo capacitar profissionais e líderes para a resolução de conflitos, provocando maior celeridade ao processo judiciário ao evitar o litígio como solução única.

Realizada pela primeira vez na América Latina, a competição teve como sede a Escolas de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), e o pódio foi composto pelos representantes de Singapura, Japão e Brasil.

A edição de 2024 contou com a participação de equipes da Austrália, Canadá, Inglaterra, Índia, Indonésia, Itália, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Irlanda do Norte, Escócia, Singapura, Estados Unidos e País de Gales. O Brasil foi representado por estudantes de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

As rodadas de negociação entre os estudantes duraram três dias e, ao final, as duplas foram premiadas conforme avaliação dos jurados.

Vencedores

Leanne Chee e Harindrar Jayanthinathan, de Singapura, conquistaram o primeiro lugar e enfatizaram o nível de excelência dos competidores: “A competição exigiu muito de nós, mas nosso preparo e determinação nos permitiram alcançar o título”.

Leanne Chee e Harindrar Jayanthinathan

Já os vice-campeões Alisa Kinoshita e Seito Linuma, do Japão, também demonstraram desempenho excepcional. “Nosso treinamento intenso e nossa união foram fundamentais para disputarmos com respeito e alcançar o segundo lugar,” afirmou Seito Linuma.

Alisa Kinoshita e Seito Linuma

O Brasil foi representado pela dupla Filipe Araújo Pedra e Névio Neto, que alcançou o terceiro lugar, a melhor colocação do país desde o início da competição em 1998.

“Estamos extremamente orgulhosos de representar o Brasil e de ter superado competidores de alto nível de países como EUA, Inglaterra, Itália e País de Gales,” declarou Filipe Pedra. “Foi uma disputa intensa, mas estávamos preparados para dar nosso melhor. Chegar ao pódio é uma honra imensa”, acrescentou Névio Neto.

Filipe Araújo Pedra e Névio Neto

Os estudantes brasileiros agradeceram o técnico Henrique Sena, cujo apoio na preparação foi essencial para o desempenho na competição.

Destaques

Durante a cerimônia de premiação, o coordenador-geral da Escola de Contas Públicas, conselheiro Júlio Pinheiro, expressou sua gratidão pelo apoio contínuo da presidente do TCE-AM, Yara Lins, destacando a importância do evento para a instituição e para a cidade de Manaus.

“É um motivo de grande orgulho que o Brasil e Manaus tenham sido escolhidos como sede da primeira edição dessa competição internacional de estudantes de Direito na América Latina”, declarou Júlio Pinheiro.

A conselheira presidente do TCE-AM teve um papel decisivo na realização da competição, destacando-se por seu compromisso com eventos acadêmicos e pedagógicos. Sob sua liderança, a Corte de Contas tem se consolidado como uma instituição de prestígio internacional.

Nas fotos, algumas presenças que participaram da solenidade de encerramento do evento.

O coordenador da Escola de Contas Públicas, conselheiro Júlio Pinheiro com esposa Miriam mais a filha Maiza e Marcos Aragão
Procurador de Contas Evanildo Bragança
Clara Lima, corregedora da PGE, e a procuradora Elida Correa
Paulo Lindoso Lima e o desembargador Paulo Caminha Lima
Luiz Felipe e Camila Medina com Ana Claudia Jatahy

Com informações e fotos da assessoria do TCE-AM

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE