7,setembro 2024

Cantores em defesa da fauna silvestre brasileira

Idealizada pela Proteção Animal Mundial, a música ‘Defaunação’ ganhou videoclipe dirigido pelo Estúdio Bijari reunindo Ney Matogrosso, Zahy Tentehar, Frejat, Letrux e Mahmundi

Para dar visibilidade a essas vítimas invisíveis e sensibilizar o público, por meio da arte, a Proteção Animal Mundial, idealizou a música “Defaunação”, termo que alerta sobre a ação humana de forma intensa e constante nos biomas e que impacta diretamente a vida silvestre, com videoclipe dirigido pelo Estúdio Bijari.

Os cinco versos, cantados por Ney Matogrosso, Zahy Tentehar, Frejat, Letrux e Mahmundi, chamam a atenção sobre os riscos provocados pela agropecuária industrial – que causa imenso sofrimento também em animais de fazenda, como bovinos, aves e porcos – que são criados como meras mercadorias, e não como seres vivos.

A música lembra ainda que os animais são sencientes, ou seja, que assim como os seres humanos são capazes de sentir emoções complexas como medo, dor ou alegria.

Percepções

A percepção do sofrimento dos animais silvestres é que motivou o cantor Ney Matogrosso a se tornar um ativista em defesa dos animais, diz ele, no material de divulgação do projeto.

Para o músico Frejat, o ser humano pode ser considerado um dos animais mais nocivos dentro do planeta.

“A visão do homem é egoísta e destrutiva. É importante lembrar que vivemos com milhares de outras espécies e que é necessário respeitar. Não estamos aqui sozinhos”.

A cantora Mahmundi destacou que é a primeira vez que participa de um projeto em prol da vida silvestre.

Despertar a curiosidade do público, na avaliação da cantora Letrux, é mais um dos atrativos de “Defaunação”.

“Minha sugestão é curtir a música, prestar atenção no nome dos animais e pesquisar sobre eles para aprender sobre a importância da preservação das espécies.

Para a atriz e cantora Zahy Tentehar a canção também desperta o lado lúdico no público. Por isso, ela conta qual animal silvestre ela gostaria de ser.

“Uma ave, para voar longe, pousar numa árvore, ficar cantando. Voar é um negócio bonito, poder olhar do alto, ter uma visão ampla de tudo”, revela.

A coordenadora de Vida Silvestre na Proteção Animal Mundial, Júlia Trevisan, afirma que a música é especial por apresentar os conceitos de defaunação e refaunação.

“São termos diferentes e distantes do dia a dia, mas extremamente relevantes quando se fala de conservação e restauração ambiental. É importante falar sobre a defaunação que estamos vivenciando e que silenciosamente está matando quem habita a floresta. Da mesma forma que é importante promover a refaunação, que significa a reintrodução ou a volta de espécies da fauna para seus habitats naturais. Precisamos conhecer esses termos para entender a importância da fauna silvestre e como nossas florestas dependem dos animais para se manter saudáveis e prosperar. E, nada melhor do que artistas com grande alcance para levar essa mensagem para o público”, avalia.

Confira o videoclipe da música “Defaunação”:

Para acompanhar o lançamento da música, em 17 de julho, Dia de Proteção às Florestas, visite o site e siga as redes sociais da Proteção Animal Mundial: InstagramFacebookX (antigo Twitter)TikTok e LinkedIn.

Sobre a Proteção Animal Mundial

A Proteção Animal Mundial move o mundo para proteger os animais há quase 50 anos e é a voz global do bem-estar animal, com mais de 70 anos de experiência em campanhas por um mundo onde os animais vivam livres de crueldade e sofrimento.

Atua em 47 países e mantem 12 escritórios, colaborando com as comunidades locais, o setor privado, a sociedade civil e os governos para mudar a vida dos animais para melhor.

Sobre o Bijari
Núcleo de criação em artes visuais e multimídia, o Bijari existe desde 1997 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia.

Tem como objeto de interesse narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana.

Com informações da assessoria e fotos de Alvaíde Ka/divulgação

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE