16,setembro 2024

Ministério da Cultura investe na economia criativa

Ministério da Cultura lança Brasil Criativo: diretrizes da política pública para fortalecer a economia criativa

O Ministério da Cultura (MinC) lança, nesta quarta-feira (7/8), as diretrizes da Política Nacional de Economia Criativa, intitulada Brasil Criativo. Esta iniciativa visa contribuir para o reconhecimento e a consolidação da economia criativa como uma estratégia de qualificação do desenvolvimento social, econômico, ambiental, político e cultural do Brasil.

A cerimônia de lançamento contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e dos ex-ministros da Cultura, Gilberto Gil e Ana de Hollanda. No evento, serão apresentadas as orientações que embasarão a Política Nacional de Economia Criativa.

O evento acontecerá na Casa Firjan, no Rio de Janeiro, a partir das 17h (horário de Brasília), e será transmitido ao vivo no canal oficial do MinC no Youtube.

O conteúdo a ser apresentado foi elaborado de forma colaborativa, envolvendo servidores e gestores do sistema MinC, ministérios parceiros, secretários e dirigentes de estados e municípios. Além disso, foram coletadas sugestões através de uma consulta pública online e propostas resultantes da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada em março deste ano.

A ministra Margareth Menezes destaca que o lançamento do Brasil Criativo representa a consolidação da estratégia do MinC de posicionar a cultura como um vetor de transformação social e econômica. “Gera emprego, renda, tem impacto na economia brasileira além de movimentar milhões de brasileiros e brasileiras envolvidos com o fazer cultural,” observa a ministra.

Seminário

Para discutir o papel da cultura e da criatividade como vetores econômicos de desenvolvimento social, o Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), realizará o Seminário de Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América. O evento ocorrerá na Casa Firjan, no Rio de Janeiro, de 7 a 9 de agosto.

A programação do seminário inclui debates sobre inteligência artificial e direitos autorais, desenvolvimento sustentável, remuneração de artistas em plataformas, tecnodiversidade, biodiversidade cultural, indústrias criativas, competências criativas, entre outros temas.

Com informações da assessoria

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE