3,dezembro 2024

Presidente da Atricon irá palestrar sobre controle social

Atual presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson de Sousa Silva estará em Manaus na quarta-feira apresentando palestra no TCE-AM

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson de Sousa Silva, estará em Manaus na quarta-feira (21) para apresentar a palestra “A importância da Transparência e Controle Social na Gestão Pública”, a partir das 9h, na sede do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).

Presidente da Atricon, Edilson de Sousa Silva

O evento tem como objetivo a disseminação do conhecimento sobre Transparência Pública e Controle Social e é voltado para autoridades e jurisdicionados.

“O presidente da Atricon e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Edilson Silva, que falará sobre a importância da transparência e, especialmente, do controle social para otimizar as ações das Cortes de Contas. Será uma troca de experiência com um conselheiro que entende a realidade da região Norte e nos representa nacionalmente”, disse a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins dos Santos.

Mérito de Contas

Após a palestra, o TCE-AM promoverá a entrega de Medalhas do Colar do Mérito de Contas para autoridades públicas amazonenses e nacionais com representatividade e que desempenharam um papel relevante à sociedade ao longo dos últimos anos. As solenidades serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube da Corte de Contas.

Desafios da educação

A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas promoveu na última sexta-feira (16) a primeira edição de 2024 da ação ‘Rodas de Cidadania’, que é parte do Programa de Formação de Agentes de Controle Social, e tem a proposta de contribuir com o fortalecimento de ações com aspecto pedagógico.

Realizado em parceria com a Ouvidoria da Corte de Contas, o evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) – que responderam a perguntas dos participantes sobre inclusão, acesso à escola, violência nas escolas e uso de tecnologia. A dinâmica serviu como uma etapa prática do Profac, conectando os cursistas diretamente aos gestores públicos.

O ouvidor do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, abriu o evento destacando a importância da parceria entre o tribunal, as secretarias de educação e os cursistas. “Essa iniciativa da nossa Ouvidoria complementa o Profac. São audiências públicas que permitem que importantes questões da nossa sociedade sejam discutidas com clareza e objetividade”, afirmou.

Alexandre Rivas, diretor da ECP, também destacou a relevância do programa. “Nosso objetivo é levar informações claras à população, garantindo que todos conheçam seus direitos e deveres”.

Com informações e fotos da assessoria do TCE-AM

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE