3,abril 2025

TCE-AM sedia Encontro Nacional da Primeira Infância

Evento reúne especialistas do direito, saúde, educação e meio ambiente, além de representantes de organizações sociais, para discutir o tema até quinta-feira, em Manaus

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) promovem até quinta-feira (24) a primeira edição do Encontro Nacional da Primeira Infância (Enapi). Com debates que buscam o fortalecimento de políticas públicas voltadas a crianças de zero a seis anos de idade, Enapi reúne profissionais do Sistema de Controle Externo, especialistas do direito, saúde, educação e meio ambiente, além de representantes de organizações sociais, para discutir o tema até quarta-feira (23), em Manaus.

O primeiro dia do Enapi contou com palestras e debates que abordaram temas essenciais para o desenvolvimento da primeira infância, com foco em políticas públicas e ações colaborativas, incluindo a palestra magna do Prof. Dr. Fernando Abrucio, da FGV, sobre “Políticas Públicas e Governança Colaborativa para a Primeira Infância”. Abrucio destacou a importância da colaboração entre as esferas governamentais para políticas duradouras.

Prof. Dr. Vital Didonet, da Rede Nacional Primeira Infância, conduziu uma palestra sobre a construção de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. O evento também abordou as desigualdades que afetam as crianças, em uma mesa redonda moderada pelo conselheiro Antônio Joaquim, com a participação dos conselheiros Edilberto Pontes e Edson Ferrari e Mariana Luz, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

A programação segue nesta quarta-feira (23), com temas como educação ambiental, povos e as crianças da floresta e as desigualdades da primeira infância.

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, Yara Lins, durante coletiva de imprensa na abertura do evento

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins destacou a importância de garantir os direitos básicos das crianças nessa fase crucial.

“Este evento faz valer o que a Constituição preceitua, que é preservar o direito básico da criança, tanto com condições de saúde, educação e bem estar. Esse é um preceito fundamental para garantir o futuro de nossa sociedade, já que a primeira infância é uma fase decisiva para tudo o que a pessoa será no futuro, portanto é com grande satisfação que sediamos este encontro”, afirmou a conselheira.

Com informações e fotos da assessoria do TCE-AM

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE