‘ExpoAmazônia Bio&Tic’ inicia nesta segunda-feira, em Manaus, apresentando programação variada com palestras e área de exposição de empresas da Região Norte
A terceira edição da ExpoAmazônia Bio&TIC começa nesta segunda-feira (04), em Manaus, com o tema “Vetores para o Desenvolvimento da Amazônia”, reunindo especialistas, empreendedores e interessados nas áreas de tecnologia, inovação e bioeconomia. O evento terá abertura oficial às 14h no Studio 5 Centro de Convenções.
Desde sua primeira edição em 2022, a ExpoAmazônia Bio&TIC tem como objetivo fortalecer os polos de Bioeconomia e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como vetores econômicos sustentáveis para a região, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia enquanto preserva sua biodiversidade.
Segundo Victor Almeida, diretor executivo da ADPM – Associação Polo Digital de Manaus -, a organização do evento espera ultrapassar a marca das dez mil pessoas que participaram da edição anterior da ExpoAmazônia. O evento também inaugura um calendário oficial de iniciativas voltadas para “pensar a região a longo prazo”, muito em função da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP30, em Belém, no ano que vem.
A presidente do Conselho de Administração da ADPM, Vânia Thaumaturgo, destaca que a ExpoAmazônia Bio&TIC tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento de vetores econômicos que ajudem na diversificação da matriz econômica da região. “É preciso diversificar a matriz econômica para além da indústria e gerar soluções que possam se espalhar pela região amazônica e desenvolvê-la ainda mais”, salientou. Ainda segundo ela, o empreendedorismo, a tecnologia da informação e comunicação, a biotecnologia e a bioeconomia são vetores econômicos que podem ser usados e desenvolvidos para a maior geração de emprego e renda na região.
Trilhas do conhecimento
Além de uma área de exposições de produtos e negócios, ExpoAmazônia Bio&TIC apresenta aos seus participantes oportunidades de acesso a palestras, debates e workshops centrados em três trilhas de conhecimento: Empreendedorismo; Bioeconomia & Biotecnologia; e Tecnologias de Informação e Comunicação. As programações oferecidas nas Trilhas de Conhecimento são simultâneas e deverão ser escolhidas pelo participante por meio de inscrição prévia ou no dia da atividade pelo link:
A inscrição e a presença nas programações darão direito ao certificado de participação. Representantes de instituições como Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), entre outros, estão incluídos nas atividades ao longo dos três dias de evento.
“A ExpoAmazônia Bio&Tic 2024 será um evento muito importante que promoverá palestras e mesas redondas para aprofundar o debate sobre os desafios e oportunidades para o empreendedorismo e para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, afirma Virgílio Viana, superintendente da Fundação Amazônia Sustentável.
Por outro lado, o Mercado Amazônia será uma área da ExpoAmazônia Bio&TIC onde o visitante poderá conhecer e adquirir produtos como alimentos funcionais, biocosméricos, doces, bebidas fermentadas, óleos essenciais e artesanais fabricados em diferentes Estados da Amazônia. Estão confirmadas as presenças das marcas Amazonia Smart Food, Warabu Chocolates, Café Apuí, Mahá Biocosméticos, Pharmakos Amazônia, Amakos, MOMA, Amazon Porridge, Fish Maria, Pimentas Portela, Hapó Natural. O Mercado Amazônia estará dividido e organizado em três áreas: alimentos, biocosméticos e biofármacos.
A realização da ExpoAmazônia Bio&TIC é assinada pela Associação do Polo Digital de Manaus (ADPM), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), governo do Amazonas e Fundação Rede Amazônica (FRAM).
Com informações da assessoria