2,abril 2025

Escola de Contas do TCE-AM alinha cursos com prefeitos

Órgão do Tribunal de Contas do Amazonas promoveu encontro com prefeitos e presidentes de câmaras municipais para apresentar o cronograma de capacitações para servidores públicos em 2025

Oitenta e três representantes do interior e da capital, entre eles prefeitos,presidentes de câmaras de vereadores e dezenas de vereadores participaram de um evento na Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Amazonas.

Com as presenças da presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, do conselheiro e coordenador-geral da ECP, Júlio Pinheiro, e do presidente da Associação Amazonense dos Municípios, Anderson Sousa, o público conheceu como funciona a instituição de ensino da Corte de Contas do Amazonas e as oportunidades pedagógicas existentes para os jurisdicionados que prestam contas ao TCE-AM.

A presidente Yara Amazônia Lins destacou o papel de excelência da ECP, e de como os jurisdionados podem se beneficiar dos conhecimentos oferecidos pela escola, principalmente, para que as contas públicas possam ser aprovadas.

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, reforçou que o Tribunal está à disposição dos agentes públicos para oferecer suporte técnico e qualificação, mas ressaltou que o compromisso com a transparência e a regularidade na gestão fiscal deve ser uma prioridade dos gestores.

O conselheiro Júlio Pinheiro destacou que nos 15 anos de existência da ECP muitas pessoas se beneficiaram na capital e no interior dos cursos ministrados na instituição criada por ele. “Nós estamos aqui para guiar, orientar e transmitir conhecimentos e não apenas para fiscalizar e punir”.

O conselheiro também apresentou os novos programas de capacitação, como o sistema de teleaulas, que facilitará o acesso dos servidores às formações oferecidas pelo TCE-AM, e o programa de formação para o combate às queimadas e ao desmatamento, que será levado ao sul do Amazonas.

O presidente da Associação Amazonense dos Municípios, Anderson Sousa, disse que a ECP-AM é parceira da instituição que preside e que essa relação permite levar conhecimentos técnicos para todo os municípios.

Ele frisou tambem que pode haver melhoria nas relações com o TCE-AM em todos os sentidos, pela qualidade do relacionamento com a Corte de Contas.

O diretor-geral da ECP, Alexandre Rivas, e a diretora-executiva Ana Isabela Encarnação frisaram que em 2025 haverá mais de 80 cursos com temáticas diversificadas, que serão ministrados gratuitamente para servidores, jurisdicionados e público em geral.

Com informações e fotos da assessoria do TCE-AM

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE