Reunindo autoridades nacionais e internacionais, o Tribunal de Contas do Amazonas promoveu evento para abertura do ano letivo da Escola de Contas Públicas
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promoveu nesta quinta-feira evento para celebrar o início do ano letivo da Escola de Contas Públicas (ECP), realizando em paralelo o Ouvidoria Day. O evento destacou o papel estratégico do Tribunal no fortalecimento das relações entre o poder público e a sociedade, além de contar com palestras do ministro Antonio Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e do ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU).
A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, ressaltou que a iniciativa simboliza um compromisso de avanço e eficiência: “É uma demonstração do esforço conjunto para avançar com equilíbrio, eficiência e celeridade nos nossos trabalhos. Estamos mostrando à sociedade que o Tribunal trabalha ativamente em favor do bem coletivo”, afirmou.

O coordenador-geral da ECP, conselheiro Júlio Pinheiro, destacou a importância estratégica do evento para capacitar gestores e servidores públicos. “É extremamente significativo receber aqui os ministros Herman Benjamin e Benjamin Zymler, dois grandes mestres que têm contribuído muito para aprimorar nossa atuação”, disse, ao ressaltar que para este ano, a meta da ECP é alcançar cada vez mais gestores e servidores.

Já o conselheiro-ouvidor Mario de Mello destacou a relevância da Ouvidoria como canal direto com a população. “A Ouvidoria é a porta de entrada do cidadão ao Tribunal. Eventos como o Ouvidoria Day demonstram nosso compromisso em ampliar essa escuta ativa e eficaz, criando pontes reais entre a sociedade e a gestão pública”, afirmou.
Palestrantes de renome
Durante o evento, dois palestrantes de renome nacional reforçaram a programação: o ministro Antonio Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU).




O evento também contou com apresentação especial do grupo caponga, com condução do professor, poeta, músico e compositor Celdo Braga. O grupo utiliza bioinstrumentos, criados e confeccionados pelo próprio grupo utilizando materiais sustentáveis.
Soluções Sustentáveis
Ao final da programação, foi realizada a entrega simbólica da premiação do concurso “Soluções Sustentáveis na Amazônia 2025”, uma parceria entre o TCE-AM, Seduc, UFAM e UEA, premiando alunos da rede pública com projetos voltados à sustentabilidade ambiental.
A entrega dos prêmios às equipes vencedoras acontecerá futuramente, de forma presencial, ainda no primeiro semestre de 2025, em evento que será realizado pela ECP.
Com informações e fotos da assessoria do TCE-AM