2,abril 2025

Coluna reúne notas e fotos da temporada

A Coluna do Portal Rogério Pina apresenta uma seleta de notas informativas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus

Temas amazônicos

Dedicado aos temas da Amazônia, o escritor Marcílio Freitas promoveu o lançamento de duas obras inéditas, na Livraria Nacional, no Centro histórico de Manaus.

Entre as presenças, as mestras Marilene Corrêa e Heloísa Helena, Paula Valério, o casal Rosa e José Braga, entre muitos.

Novo centro cultural

O CEO do Centro Cultural Casarão de Ideias, João Fernandes, assinou com o governo do Amazonas um termo de cessão do prédio – abandonado – da extinta Escola Estadual Saldanha Marinho, localizada na área histórica de Manaus.

A ideia é presentear o antigo ‘Centro’ de Manaus com mais um espaço de cultura e arte.

A ‘entrega’ do prédio histórico aconteceu no início na segunda-feira e Fernandes pretende iniciar as obras de restauro ainda esta semana.

Contas públicas

O ministro Antonio Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU), circularam por Manaus palestrando na abertura do ano letivo da Escola de Contas Públicas, órgão ligado ao Tribunal de Contas do Amazonas.

Na foto, os ministros do STJ e TCU com conselheiros Mário de Mello e Júlio Pinheiro, além da presidente do TCE Yara Amazônia Lins, e o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Jomar Fernandes.

Hospital referência

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu), primeiro do Amazonas, foi inaugurado em Manaus, aumentando em seis vezes a oferta de conizações – procedimento essencial para salvar vidas.

Nas fotos de Alex Pazuello registradas no evento de abertura aparecem a médica Mônica Bandeira de Melo e equipe – responsáveis por cobrar essa demanda de autoridades do Estado e que estão no enfrentamento no dia a dia desses casos -, ao lado do governador Wilson Lima – que ‘abraçou’ o projeto de construção do hospital especializado.

O Cepcolu concentrará cirurgias e acompanhamento especializado, descentralizando os serviços antes realizados apenas na Fundação de Combate do Câncer do Amazonas (FCecon).

Otoni é o tal

No último final de semana aconteceu a pre-estreia do documentário “Fruto Urbano”, que enfoca a trajetória de Otoni Mesquita – artista multifacetado contemporâneo amazonense.

O documentário tem direção de Luan Galvão e Géssica Adzangela e celebra a vida e obra de Otoni Moreira de Mesquita – renomado artista visual amazonense, natural de Autazes, mas que transita entre Manaus, o Brasil e o mundo. E ainda nos brinda com livros maravilhosos sobre a história e a arquitetura de Manaus.

O documentário terá novas exibições programadas para Manaus.

Cinema e ambiente

A Mostra Socioambiental de Cinema de Manaus, criada pela produtora audiovisual Duplofilme e pela associação sem fins lucrativos OCA Amazônia, recebe inscrições até o dia 27 de março por meio de um formulário online disponibilizado no Instagram da produtora amazonense em @duplofilme.am.

Ao todo, seis curtas e um média/longa-metragem serão selecionados, e o resultado deve ser divulgado no próximo dia 12 de abril.

Promoção da Europa

Tendo como missão fomentar viagens pela Europa, Caroline Putnoki foi eleita presidente da Comissão Europeia de Turismo no Brasil.

A ideia é promover países europeus como destinos de lazer e negócios, além de viagens de luxo.

‘Picassianas’ em Manaus

O artista visual multiplataforma Jandr Reis inaugurou a exposição ‘Picassianas’ na estrutura da antiga Booth Line, na orla de Manaus, rebatizada como Mercado de Origem Amazônica.

Noite de festa cultural com presenças identificadas no circuito local.

Bienal de artes

Na quarta-feira (26) acontece a abertura da 1ª Bienal das Amazônias, a partir das 19h, com obras distribuídas entre a Galeria do Largo e a Casa das Artes, no Largo São Sebastião, em Manaus.

‘Utopias Amazônicas’

Na quarta-feira (26) acontece o lançamento do livro “Utopias Amazônicas”, reunindo ensaios de Renan Freitas Pinto, Phillip Fearnside e Aurélio Michiles, entre outros.

A obra tem como organizador Marcos Colón, conta com apresentação de Thiago Roney e traz reflexões sobre a cultura, a diversidade e a complexidade das Amazônias.

Bancos indígenas

O multi talentos Rui Machado finaliza a curadoria da exposição ‘Bancos indígenas do Brasil’, que assina junto a Marisa Moreira Salles, Tomás lvim e Danilo Garcia, e que será aberta na quinta-feira (27) às 19h na Galeria do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos, em Manaus.

A maioria dass peças – algumas cedidas pelo artista visual – integra a Coleção Bei.

Antes da abertura da exposição, às 18h, será promovido um bate-papo sobre o tema no teatro anexo à galeria.

Com informações e fotos de assessorias

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE