2,abril 2025

Robótica Educacional em comunidade ribeirinha

A comunidade indígena Terra Preta, localizada a 80 quilômetros de Manaus, às margens do Rio Negro, recebeu a visita de uma comitiva formada por representantes do Grupo Ardagh, Sesi Departamento Nacional, Sesi Departamento Regional do Amazonas e da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo foi conhecer as atividades da Escola Indígena Municipal Arú Waimî e os avanços obtidos com o projeto de Robótica Educacional, implementado em 2024.

Cacique Clodoaldo Aleixo

O projeto tem transformado a vida dos estudantes e da comunidade. O cacique Clodoaldo Silva Aleixo (Kuru) destacou que a iniciativa trouxe oportunidades inéditas para os jovens. “Antes de recebermos o projeto, nossos alunos já demonstravam interesse, e quando ele chegou, trouxe ainda mais oportunidades de aprendizado e crescimento”, afirmou. Ele ressaltou que a robótica despertou especial interesse entre as meninas, que demonstram mais confiança e conhecimento na área.

Apresentação do ‘robô carregador’

A Escola Indígena Municipal Arú Waimî atende 42 alunos do primeiro ao quinto ano e 14 do sexto ao nono ano, que vêm se destacando cada vez mais no aprendizado da robótica. Um dos projetos mais inovadores desenvolvidos pelos estudantes foi apresentado pela aluna Fernanda Brazão Bruno. Ela explicou que os conhecimentos adquiridos possibilitaram a criação do ‘Robô Carregador’, batizado de Kirimbawa, que facilita o transporte de mercadorias da margem do Rio Negro até as residências da comunidade. Outro projeto visa auxiliar no transporte de água e até no resgate de pessoas em situações de emergência.

“Os alunos que não tinham muito interesse em matemática, agora têm. O mesmo aconteceu com ciências, história e até português”, afirmou Fernanda, destacando como a robótica tornou o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Rosana Vasconcelos, superintendente do Sesi Amazonas, ressaltou que a parceria entre Sesi, Ardagh e a Prefeitura de Manaus começou com a formação de professores da rede municipal, proporcionando conhecimento e práticas pedagógicas inovadoras. “O Sesi teve a honra de estabelecer essa parceria, possibilitando o uso da robótica para resolver problemas reais, contribuindo para o aprendizado e para o desenvolvimento social”, declarou.

O impacto positivo do projeto motivou a Semed a ampliar sua atuação. Atualmente, a robótica educacional já está presente em 24 escolas da rede municipal, e o gerente de tecnologia educacional da Semed, Austônio Queiroz, reforçou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo não é preparar os alunos para o futuro, mas para o agora, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade, raciocínio lógico e inovação”, destacou.

Para Edgar Vieira Inácio, especialista de relações internacionais do Sesi Departamento Nacional, o projeto é uma ferramenta essencial para a formação dos estudantes no século XXI. “Já realizamos três turmas e, para 2025, temos a previsão de abrir cinco turmas, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação”, afirmou. Segundo ele, o impacto positivo já é evidente, e a expectativa é que os benefícios se ampliem ainda mais nos próximos anos.

Sean Cosgrove, do Grupo Ardagh

A visita também impressionou os representantes do Grupo Ardagh. Para Sean Cosgrove, head global de Programas de Educação da empresa, a experiência reforçou o compromisso do grupo com o investimento em educação. “Foi muito poderoso e impactante ver de perto o trabalho dos professores e alunos com robótica e tecnologia. Temos muito orgulho em investir em comunidades como essa e seguiremos apoiando escolas, professores e jovens para que estejam preparados para o futuro”, afirmou.

Com resultados concretos e mudanças significativas na vida dos estudantes e da comunidade, o projeto de Robótica Educacional se consolida como uma referência no ensino da tecnologia na região, provando que a inovação pode transformar realidades e criar oportunidades para as novas gerações.

A passagem pela comunidade contou com a presença dos representantes do Sesi Nacional, Arman Yeltav, do Grupo Ardagh, Elisangela Matos e Martin Kehoe, do Sesi Nacional, a gerente do Sesi Escola de Referência Dra. Emina Barbosa Mustafa, assim como o coordenador e técnicos da Robótica no Sesi Amazonas, Nicanor Tiago Antunes, Vitor Gabriel da Silva e Erick Rafael Nava, respectivamente.

Com informações e fotos da assessoria

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE