A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas anunciou novidades em sua grade de cursos para a temporada
A Escola de Contas Públicas, ‘braço’ acadêmico do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, anunciou que irá promover o curso ‘Governança Orçamentária’, ministrado por dois renomados especialistas, José Mauricio Conti e André Castro Carvalho, entre os dias 21 e 27 de julho, na sede do TCE-AM, em Manaus – funcionando como uma excelente oportunidade para profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos em gestão pública e integridade.
O curso abordará temas fundamentais para a gestão pública, incluindo: os conceitos básicos de orçamento público e sua importância para a gestão eficiente dos recursos, os princípios e diretrizes que regem a governança orçamentária e como aplicar na prática, as melhores práticas em governança de contratações públicas e como garantir a integridade nesses processos para a gestão eficaz e responsável dos recursos públicos.

Este curso é voltado para jurisdicionados e servidores do Tribunal de Contas do Amazonas e serve como oportunidade de aprimorar conhecimentos com dois dos maiores especialistas da área.
Palestrantes
José Mauricio Conti é Doutor e Livre-docente em Direito pela USP, onde é Professor Associado com atuação em Direito Financeiro, Federalismo Fiscal e Orçamentos Públicos. Fundou grupos de pesquisa na USP e tem vasta produção acadêmica, com livros e artigos na área. Foi juiz de direito por 29 anos e atua como consultor em Direito Financeiro.
André Castro Carvalho é Mestre e Doutor em Direito pela USP, com pós-doutorado no MIT e também na USP. É autor de livros e artigos sobre integridade, riscos e proteção de dados, e atua há mais de 20 anos como consultor, professor e palestrante em instituições nacionais e internacionais. Foi Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial e integra comitês de auditoria e ética.
Conferência do clima
Outro importante curso que será oferecido pela Escola de Contas Públicas do Amazonas terá como foco as mudanças climáticas e será realizado no dia 23 de julho na sede da EPC no Tribunal de Contas do Amazonas, em Manaus, com o tema “COP 30: Um panorama das conferências do clima”. Podem participar servidores do Tribunal de Contas, jurisdicionados e a sociedade em geral.
As inscrições podem ser feitas no site www.ecpvirtual.tce.am.gov.br.
Durante o curso será apresentado um guia histórico e de informações sobre as mudanças climáticas – a partir da primeira conferência do clima, em Berlim em 1995, até a COP 30 em novembro de 2025 na cidade de Belém no Pará.

O curso está alinhado com as orientações do conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador geral da ECP, na direção de uma educação ambiental ampla e de medidas práticas para reduzir o impacto das mudanças climáticasveitando a realização da Conferência do Clima (COP 30), em Belém.
Será feita uma reflexão sobre como evitar o ‘ponto de não retorno das mudanças climáticas’, notadamente, na Amazônia, e medidas que devem ser tomadas para mitigar os efeitos das emissões dos gases de efeito estufa, que afetam dramaticamente o planeta, pondo em risco as próximas gerações.
Com informações da assessoria de Comunicação do TCE-AM