26,outubro 2025

Natura Musical apresenta novo single de Marcela Bonfim

Single faz parte do EP que será lançado pela artista e fotógrafa, inspirado pelo seu trabalho audiovisual “(Re)conhecendo a Amazônia Negra”; patrocínio é da Natura Musical

A cantora e fotógrafa Marcela Bonfim lança o single “Tereza”, que integrará o aguardado EP Amazônia Negra. Com lançamento patrocinado pela Natura Musical, a faixa homenageia Tereza de Benguela, figura histórica que liderou o quilombo Quariterê na região amazônica. Unindo samba e soul, a canção exalta a força e o legado da resistência negra na Amazônia.

Tereza de Benguela foi uma mulher negra refugiada da escravidão que se tornou líder do quilombo Quariterê, localizado no Vale do Guaporé, fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Ela organizou a comunidade de forma exemplar, estruturando a economia, a agricultura e a educação, e provando a intelectualidade e a resiliência do corpo negro.

O quilombo do Quariterê não era visto somente como um local de agrupamento de pessoas refugiadas, mas como uma comunidade politicamente estruturada, gerida em parlamentos, e com preocupações militares e econômicas. Por isso, gerou o foco da então Coroa portuguesa, que em 1770, capturou, prendeu e matou Tereza.

A liderança de Benguela trouxe não apenas os negros, mas também indígenas à região, unindo diferentes povos em resistência. Tereza foi propagada como louca por seus opositores portugueses e Rainha por todo o Vale do Guaporé.

Naquela época, Tereza lutou pela liberdade do seu povo e pela preservação da cultura, mantendo a segurança do quilombo. Além de ser hábil política e diplomaticamente, negociava com autoridades coloniais para garantir a paz e estabilidade da comunidade.

O lançamento da faixa é acompanhado de um videoclipe gravado no Vale do Guaporé, no quilombo do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, na divisa com a Bolívia. Já o EP completo, Amazônia Negra, será lançado em novembro.

“Cantar a Amazônia Negra significa tocar em muitas histórias de invisibilidades como a de Tereza de Benguela, uma memória vívida da região amazônica, tão pouco rememorada. A escravidão, a seringa, o garimpo, o pasto esconderam e ainda escondem o protagonismo de muitos legados negros que poderão ganhar força com o canto”.

A faixa carrega forte sensação de leveza e imponência, evocando a força e a ginga das mulheres negras. Marcela utiliza-se de sua voz para transmitir a história de empoderamento e resistência de Tereza de Benguela.

A principal mensagem da música é a visibilização e valorização da história negra na Amazônia. Por meio dela, busca transmitir a sensação de uma viagem ao passado, destacando a importância da memória e da presença negra na formação da identidade brasileira. O clipe, com direção criativa também de Marcela Bonfim, interpretação de Tereza de Benguela, e produção de Agrael de Jesus, oferece uma imersão visual na história e cultura do quilombo.

“Tereza é uma história que me deu força ao reconhecer a presença de uma economista, diplomata e líder na Amazônia — em pleno período escravocrata, enfrentando uma Coroa mergulhada em ignorâncias. Seu brilhantismo causou tanto incômodo que ela se tornou alvo. E disso nasce um legado: o da intelectualidade de uma mulher que foi Rainha, referência e inspiração”.

Amazônia Negra surgiu a partir das experiências visuais de Marcela Bonfim na Amazônia – por meio do “(Re)conhecendo a Amazônia Negra: povos, costumes e influências negras na floresta” – na qual a artista capturou imagens e confrontou as narrativas históricas que invisibilizam a presença negra na região. Valendo-se da ancestralidade e da pluralidade afrodiaspórica, Marcela transforma essas imagens em música, trazendo à tona as histórias e modos de vida desses povos.

“Tereza” foi selecionado por Natura Musical no Edital de 2022, ao lado de nomes como Brisa Flow, Stefanie, Canto Sagrados Kariri-Xocó, Festival Latinidades, Circuito Manacaos, Malka Julieta e Quilombo Groove. Ao longo de 20 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, entre nomes consagrados como Emicida, Russo e Antônio Carlos e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada, Rico Dalasam; e projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e Mostra Pankararu de Música.

Ficha técnica:

Marcela Bonfim: direção, composição voz

Thiago Maziero Naimaier: produção musical, arranjos, violão, guitarra e voz

Maiela Johnson contrabaixo

Rodolfo José Bártolo: bateria e percussão e arranjos

Raony Gomes Ferreira: teclado e sintetizadores

Jeferson Almeida: piano elétrico, órgão, mixagem e masterização

Douglas Diógenes: vídeo e edição

Hely Chateaubriand: edição

Pablo Monteiro: vídeo

Agrael de Jesus: interpretação “Tereza”

Anderson Silva: vídeo

Rodrigo Silveira Moraes: foto capa

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que completa 20 anos valorizando a música como um veículo de bem estar e conexão.

Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 200 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, são promovidos encontros que transformam o mundo.

Para saber mais siga nas redes sociais: @naturamusical.

Com informações e fotos da assessoria

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE