Edital de Curtas-Metragens Brasil com S apoia financeiramente a produção de cinco obras cinematográficas de curta-metragem inéditas sobre o bioma amazônico
A segunda edição do Edital de Curtas-Metragens Brasil com S, lançado pela Embratur, apoia financeiramente a produção de cinco obras cinematográficas de curta-metragem inéditas que valorizam destinos e experiências turísticas presentes no bioma amazônico.
Em parceria com o Paradiso Multiplica, programa de difusão de conhecimento do Projeto Paradiso, os roteiristas selecionados participarão do Brasil com S + Paradiso Multiplica em ciclo de consultorias com o cineasta Marcelo Botta.

Lançado pela primeira vez em outubro de 2023, o Edital de Curtas-Metragens Brasil com S apoia financeiramente projetos de curtas em formato de ficção, animação ou documentário. A Embratur anunciou a segunda edição do Brasil com S em fevereiro deste ano para investir R$ 500 mil em cinco obras inéditas com o objetivo de promover o bioma amazônico em um ano estratégico para a região, que sediará a COP 30, em Belém, em novembro.
Além do fomento financeiro, os ganhadores do certame passam por uma consultoria para distribuição internacional, mentoria para produção e pós-produção, além da mentoria de roteiro, fruto da parceria entre a Agência e o Paradiso Multiplica.

A atual edição do Brasil com S teve 175 inscritos, sendo 110 projetos oriundos da Amazônia Legal. Uma comissão julgadora constituída por representantes da Embratur e especialistas selecionou os vencedores: três ficções, um documentário e uma animação. Um deles, o Projeto “Beira”, foca na Amazônia negra e LGBTQIA+, com assinatura de Marcela Bonfim.

Já o projeto “O Retorno”, com direção de César Meneguetti e produção de Renato Nunes Dornelles, baseado em fatos, fala sobre a viagem da Itália ao encontro do povo Yanomami em São Gabriel da Cachoeira (AM) e as memórias do documentarista italiano Mario Gianni.
Outro selecionado, “AMASSUNU – Maní e os sabores do Rio Tapajós”, com direção de Juliana Boechat e Tiago Venusto, convida a uma imersão na rica tapeçaria cultural da Amazônia, onde a vida moderna se entrelaça com as tradições que pulsam desde tempos imemoriais.
Em “Te vejo na próxima saída do boi”, com direção de Keila Sankofa e produção executiva de Rafael Ferreira, um encontro casual entre dois personagens apresenta a saída do tradicional Boi de Máscara na cidade de São Caetano de Odivelas, no Pará.

E a animação ‘BICI: A História Sobre uma Bicicleta no Afuá’, que narra a história da bike BICI no município marajoara onde o principal meio de locomoção é a bicicleta, dirigido por Otoniel Oliveira.
Promoção turística
Na visão do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Brasil com S é uma importante ferramenta para o fomento do turismo audiovisual. “Acreditamos no poder dos produtos audiovisuais como uma ferramenta potente de promoção turística, por isso apostamos nesse projeto e vamos além do financiamento para a produção dos filmes. Nesta parceria com o Projeto Paradiso oferecemos uma oportunidade para que os curtas em produção tenham ainda mais qualidade e levem a imagem do nosso país para o mundo de uma forma ainda mais atraente”, disse.
“Um Brasil que pode ser visto em telas mundo afora como um lugar bom para ser visitado, explorado de forma sustentável e que gera desenvolvimento social a partir da atividade turística”, completou Freixo.
Com informações da assessoria