26,novembro 2025

Fazedores de cultura do Norte em encontro nacional em Brasília

Evento promovido pelo Ministério da Cultura reúne agentes territoriais, representantes dos Comitês de Cultura e do Governo Federal durante esta semana em Brasília

Fazedores de cultura dos estados de Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Tocantins estão reunidos em Brasília durante esta semana para o Encontro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). O evento, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), é voltado ao fortalecimento da participação social e da governança democrática nas políticas culturais do País.

A ‘caravana cultural’ é formada por agentes territoriais de cultura do PNCC, que incentiva a formação e estimula a promoção de ações culturais em diferentes territórios do País, como forma de democratizar o acesso às políticas públicas de cultura. A proposta do Encontro do PNCC é intensificar o intercâmbio entre integrantes do programa, sociedade civil e representantes do Governo Federal para consolidar uma rede nacional de participação social na cultura.

O encontro nacional marca também o encerramento do ciclo de encontros regionais, realizados ao longo de 2025 nas cinco regiões do país. A ministra da Cultura destaca a diversidade cultural que pulsa nas comunidades de todo o País. “Ver o Encontro do Programa dos Comitês de Cultura acontecer em Brasília, reunindo pessoas de todos os cantos do Brasil, é motivo de muito orgulho para nós. Esse é o retrato vivo de um Brasil diverso, criativo e participativo, que entende a cultura como um direito e um caminho de transformação. Estamos construindo juntos uma política cultural sólida, democrática e duradoura, com o povo no centro das decisões”, declarou Margareth Menezes.

Região Norte

O grupo da região Norte que está em Brasília reúne agentes territoriais de cultura, comunicadores populares e integrantes dos Comitês de Cultura de diferentes realidades culturais, sociais e geográficas da região.

Os representantes partem de distintos municípios da região, como Gurupá e Capitão Poço, ambos do Pará; Lábrea, Tefé, Manicoré e Parintins, do Amazonas; Boa Vista, Mucajaí, Rorainópolis, de Roraima; Porto Nacional, Colinas do Tocantins e Gurupi, em Tocantins; Oiapoque e Laranjal do Jari, do Amapá; Porto Velho, Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal, de Rondônia; Rio Branco, Sena Madureira, Brasileia, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, do Acre.

Os perfis dos fazedores de cultura que compõem a caravana são os mais variados, incluindo profissionais de produção cultural, teatro, música popular, patrimônio cultural, dança, hip-hop, arte circense, literatura, arte-educação, cultura indígena, entre outros.

A diversidade dos territórios representados ilustra a amplitude do PNCC e o alcance do trabalho dos Comitês de Cultura, que têm fortalecido a participação social desde os grandes centros e periferias urbanas, até comunidades quilombolas, indígenas e áreas rurais do país.

“Esse encontro é a materialização de um trabalho coletivo. Ver agentes, comitês, gestores públicos e representantes do Governo Federal reunidos em um só espaço mostra que o Brasil está consolidando uma nova forma de fazer política cultural, mais próxima das pessoas, mais participativa e conectada à realidade do povo e de suas comunidades”, destaca a secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins.

Sobre o Encontro Nacional

O evento ocorre na Esplanada dos Ministérios, com programação que inclui momentos de formação, apresentações culturais, painéis temáticos e outras atividades. O encontro integra a agenda de consolidação das políticas culturais brasileiras, com foco na participação social, na escuta ativa do território e no fortalecimento dos mecanismos democráticos de gestão cultural.

O PNCC

Criado em 2023, por meio da Portaria MinC nº 64, o PNCC foi pensado para ampliar os instrumentos da democracia participativa direta e promover as diversas formas de conhecimento sociocultural em todas as regiões do Brasil. Atualmente, existem comitês de cultura em 25 Estados e no Distrito Federal.

Além disso, o programa beneficia diretamente mais de 600 agentes territoriais de cultura distribuídos pelo país que foram selecionados por meio de edital em uma parceria entre MinC e Institutos Federais (IFs). No caso da região Norte, o IF do Pará (IFPA) é que coordena os agentes territoriais de cultura na região.

Mais detalhes sobre o programa podem ser acessados no Link.

Com informações da assessoria do Ministério da Cultura

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE