4,fevereiro 2026

Irlanda promove exposição sobre Roger Casement

Embaixada da Irlanda inaugura em Manaus exposição sobre diplomata de origem irlandesa que atuou na Amazônia no início do Século 20

A exposição ‘Roger Casement: Amazônia em Foco‘ chega à sua sétima edição, reafirmando a relevância histórica, política e cultural do legado de Roger Casement no Brasil. Dezesseis anos após sua estreia no Museu Amazônico, em Manaus, a mostra evidencia o papel central da Amazônia na formação do pensamento anticolonial de Casement.

Com curadoria de Laura Izarra, Angus Mitchell e Mariana Bolfarine e design gráfico de Alex Navar, a exposição lança luz sobre a economia da borracha, as dinâmicas do colonialismo e as violações de direitos humanos na Amazônia, no Congo e no Putumayo, articulando diferentes geografias da violência colonial.

Ao dialogar com pesquisas acadêmicas, produções audiovisuais e traduções recentes, ‘Roger Casement: Amazônia em Foco’ insere-se em um campo ampliado de reflexão sobre memória, justiça e circulação transnacional de saberes.

Portrait of Roger Casement, Artist: Sarah Henrietta Purser, 1848-1943

A exposição conta com o apoio da Embaixada da Irlanda no Brasil e da Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats (USP).

A abertura ocorrerá no dia 3 de fevereiro, às 18h30, no Museu da Cidade de Manaus (MUMA). A mostra permanecerá aberta ao público nos próximos meses e contará também com versão virtual, a ser disponibilizada em breve.

Sobre Casement

A exposição apresenta a trajetória do irlandês Roger Casement, seu trabalho e legado na Amazônia.

Nascido em 1864, Casement chegou ao Brasil em 1906, no auge do ciclo da borracha, como diplomata do então Consulado da Grã-Bretanha e Irlanda.

Atuou inicialmente em Belém do Pará e, posteriormente, como cônsul-geral no Rio de Janeiro. Viajou extensamente pela região amazônica, registrando com precisão suas experiências e, denunciando as violações de direitos humanos sofridas por povos indígenas, praticadas por agentes da indústria da borracha.

Seus diários e fotografias tornaram-se documentos fundamentais para expor esses abusos à comunidade internacional.

Endereço: Museu do Paço da Liberdade, Praça D. Pedro II, s/n, Centro Histórico de Manaus

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE