A Secretaria de Comunicação do governo do Amazonas repercutiu entrevista do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, divulgada hoje pelo jornal “Valor Econômico”, em que ele afirma que será criada em Manaus a Secretaria da Amazônia – braço do Ministério do Meio Ambiente (MMA) – para tratar de assuntos como ecoturismo, bioeconomia e exploração econômica da região.
De acordo com o material distribuído à imprensa, a proposta já havia sido discutida com o governador do Amazonas, Wilson Lima, na COP 25 em Madri, em novembro do ano passado.
De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, que integrou a comitiva do governo do Amazonas na conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), a proposta de criação da Secretaria da Amazônia surgiu como acerto para a descentralização das ações do MMA para a Amazônia.
Ainda segundo o titular da Secretaria de Meio Ambiente, a implementação da pasta federal na capital do Amazonas permitirá ao governo estadual atuar de forma direta, em conjunto com o ministério, na definição de novas diretrizes para o futuro da região.
“Em especial combatendo o desmatamento, diminuindo as queimadas, mas dando oportunidade à população do estado de gerar renda, de ganhar dinheiro, melhorar a economia e melhorar os indicadores de saúde e educação. Essa é a base do desenvolvimento sustentável e o que a gente espera dessa parceria com o Ministério, tendo a sede da Secretaria da Amazônia aqui em Manaus”, afirmou.
Com informações da assessoria