Diversificando o leque de esportes do clube, o MANAUSFC fechou parceria com o nadador ultramaratonista Vitor Gadelha, que irá disputar o Amazon Challenge, no final de setembro
O ultramaratonista aquático do MANAUSFC Vitor Gadelha, 23 anos, tem um novo desafio marcado. O atleta vai participar do Amazon Challenge, nadando 18 quilômetros da praia do Tupé até a praia da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus. O desafio vai acontecer entre os dias 25 a 27/9. O dia vai ser definido conforme as condições climáticas. Gadelha já fez história ao se tornar o primeiro amazonense a concluir a Travessia do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro, cumprindo o percurso de 36 quilômetros, além de ter disputado provas internacionais da modalidade.
“Estou me preparando há um tempinho. Este ano eu queria fazer só ultramaratona, mas devido a pandemia, a gente teve que alterar um pouco o calendário. Agora estamos voltando a nadar provas mais longas, começando pelos 18 quilômetros”, explica o atleta, sobre a preparação para mais esse desafio.
Não foi apenas a programação de provas que o nadador precisou alterar por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Os treinos também precisaram ser adaptados. “Passei um bom tempo sem nem cair na água. Depois a gente foi encaixando o treino, readaptando e comecei a fazer toda uma preparação já focada nos 18 quilômetros. Voltamos nadando três vezes na semana, um treino um pouco menor, depois fomos encaixando até chegar no volume que está hoje, por volta de 30 a 35 quilômetros por semana”, informa.
Histórico
Apesar da pouca idade, Vitor já marcou presença em grandes ultramaratonas no Brasil e no mundo. No Brasil já fez ‘Do Leme ao Pontal’, 14 Bis, Travessia da Ilha do Mel, PR) entre outras. Além das fronteiras, disputou a ultramaratona de Capri Napoli, na Itália, além de ter participado do Circuito Oceanman, nadando na Grécia. Em Manaus, se tornou o primeiro ultramaratonista a concluir o Amazon Challenge na categoria 30 quilômetros.
Em 2021
O atleta amazonense também já tem planos para 2021. O foco é fazer a estreia no circuito Bisa (Big Island Swimming Association), em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Lá ele vai disputar a prova de 48 quilômetros. “Além da prova do Bisa, já estamos planejando uma prova em Portugal, na Ilha da Madeira”, observa.
Parceria com o MANAUSFC
Ultramaratonista do MANAUSFC, Vitor comenta um pouco sobre a parceria com o clube. “O presidente Luis Mitoso estava procurando outros esportes para o clube. E aí nos conhecemos e fechamos essa parceria, onde eu sinto que tenho um grande potencial para levar o nome do Manaus nas águas abertas.”
Com informações da assessoria