“Cor, Calor, Valor” é o tema da nova edição da Mostra 3M de Arte, aberta a artistas de todo o Brasil, e que acontece em junho no Parque Ibirapuera, em São Paulo
Já estão abertas as inscrições para o edital para a 11ª Mostra 3M de Arte, um dos eventos mais longevos do cenário nacional de arte contemporânea. Esta iniciativa é uma oportunidade para artistas de todo o país desenvolverem projetos inéditos comissionados, incluindo estrangeiros residentes no Brasil há mais de dois anos.
A Mostra 3M reforça a importância da ocupação dos espaços públicos, apresentando os artistas contemporâneos e suas obras como elementos chave para a democratização do acesso às artes.
As inscrições para a 11ª Mostra 3M de Arte vão até 26 de março e devem ser feitas pelo formulário disponível no perfil do evento no Instagram.
Com curadoria de Camilla Rocha Campos, artista, professora e escritora, e João Simões, artista e pesquisador, como curador adjunto, o tema proposto para esta edição é “Cor, Calor, Valor”. “Este edital é um convite para refletirmos – de maneira ampla, generosa e mais complexa possível – sobre história e questões ético-ambientais. Queremos que a Mostra funcione como uma janela para discussões sobre arte e noções múltiplas de história, integrando outras agendas contemporâneas, e posicionando nossos corpos e sensações nos lugares de efeitos destes percursos, buscando um valor de memória”, reflete Camilla Campos.
Cinco obras de arte de grandes dimensões – três obras de artistas convidados e duas selecionadas pelo edital – serão posicionadas no Parque Ibirapuera a partir de 25 de junho com o intuito de gerar diálogos sobre os valores da memória social e coletiva, visando reflexões sobre narrativas históricas e suas revisões, principalmente sob os conceitos de modernidade, políticas ambientais e eventos raciais.
O edital convida os artistas ao envolvimento com as questões de como posicionar cenas históricas e suas reverberações, pensando em suas cores, sensações e percepções.
Para participar, o artista precisa apresentar projetos que estejam alinhados ao tema e em consonância com as regras apresentadas no edital. É preciso também ser uma obra inédita. Cada artista participante da Mostra receberá R$ 5.000,00, referentes a cachê de criação e direitos autorais de exibição, e o valor de R$ 30.000,00 de verba para produção (incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra).
Gratuita, a 11ª Mostra 3M de Arte acontece de 25 de junho a 24 de julho no Parque Ibirapuera, espaço icônico da cidade, que recebe mais de um milhão de visitantes por mês. Os resultados para o edital serão divulgados em 12 de abril e as inscrições para o edital acontecem de 4 a 26 de março, sem possibilidade de prorrogação.
Links para inscrições para o edital da 11ª Mostra 3M de Arte podem ser acessados via bio do Instagram do evento.
Com informações da assessoria