O empresário, que está à frente das principais iniciativas privadas no segmento no Amazonas, foi homenageado pelos Ministérios do Turismo e da Educação pela criação de um método de comunicação entre trabalhadores do turismo e viajantes estrangeiros
O empresário Leonardo Leão Costa, que está à frente das principais iniciativas privadas no segmento de turismo no Amazonas, foi homenageado pelos Ministérios do Turismo e da Educação pela criação de um método de comunicação básica entre trabalhadores do receptivo e o turista estrangeiro – algo inédito em todo o Brasil.
O método “Would You Like” é destinado a aperfeiçoar a comunicação com estrangeiros, a partir de expressões básicas, e reforçar a atração de visitantes ao Brasil.
“Essa é uma ideia que vai virar a página do turismo no Brasil”, enfatizou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, durante o lançamento esta semana em Brasília (DF). O método “Would You Like” é voltado a facilitar a comunicação dos operadores de serviços turísticos na língua inglesa. A ideia é ensinar expressões básicas do idioma por meio de vídeos, e permite que profissionais com baixa escolaridade aprimorem a comunicação para atender visitantes internacionais.
Ideia ‘genial’
Presidente da Associação dos Operadores de Barcos de Turismo da Amazônia, Leonardo Leão teve o ‘insight‘, desenvolveu e doou sem ônus para o Ministério do Turismo o método que é destinado a trabalhadores da linha de frente do atendimento a estrangeiros.
O MTur já disponibiliza no YouTube vídeos de curta duração com as orientações, que também serão enviados ao mailing do Cadastur, o cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos.
Categorias
O método “Would You Like” tem como público-alvo categorias como artesãos, garçons, comerciantes de rua de alimentos e bebidas, comerciantes de mercados municipais, condutores turísticos, condutores de turismo náutico, condutores de pesca esportiva, profissionais de Centros de Atendimento ao Turista (CATs), bugueiros, atendentes de quiosques de praia, taxistas, motoristas de aplicativos e funcionários de meios de hospedagem.
Homenagem
Durante a cerimônia, em Brasília, Leonardo Leão também foi homenageado merecidamente pela iniciativa, recebendo uma placa com o registro dos agradecimentos dos Ministérios do Turismo e da Educação.
O ministro Gilson Machado Neto elogiou o trabalho do idealizador da metodologia e acrescentou que a iniciativa reforça o potencial de regiões como a Amazônia. “O País precisa de pessoas como Leonardo Leão, que pensam fora da caixa. A partir do momento que o trabalhador do turismo tiver acesso a uma comunicação básica, isso vai gerar, sim, uma outra percepção sobre o Brasil, além de estimular cada vez mais turistas estrangeiros a virem ao nosso País”, afirmou.
O empresário Leonardo Leão, por sua vez, elogiou a adoção do método, salientando que a multiplicação dessa ideia irá influenciar – e mudar – a vida de milhões de brasileiros.
Com informações e fotos do Ministério do Turismo e da assessoria de Leonardo Leão