A exposição, inaugurada no Museu da Amazônia, em Manaus, exibe o trabalho do fotógrafo Renato Soares, registrado em 20 anos de expedições pela região amazônica brasileira
O Museu da Amazônia, situado em uma área preservada na Zona Norte de Manaus, inaugurou uma bela e importante exposição assinada pelo fotógrafo e indigenista Renato Soares – para comemorar o Dia de Luta e Resistência dos Povos Indígenas (19 de abril).
A expo “Amazônia Indígena” retrata em 61 painéis de grandes proporções – 120 cm x 180 cm – a vida e cultura de 20 etnias indígenas e também homenageia Maureen Bisilliat, pioneira da chamada ‘fotografia indígena’.
A mostra é apresentada pelo Musa como manifesto pelos direitos constitucionais indígenas e contra a invasão de terras dos povos originários do Brasil.
O convite para expor os registros sobre os indígenas brasileiros partiu do diretor do Museu da Amazônia, Ennio Candotti, a partir de sugestão de Fábio Chateubriand, conselheiro do Musa.
As fotos de Renato Soares estão dispostas em trilhas pelo Museu da Amazônia, que dão a sensação de ‘se fundir’ com a floresta. “É como se os indígenas estivessem ali presentes, fazendo companhia aos visitantes”, afirma Candotti.
As fotografias estão aplicadas em telas produzidas com madeira apreendida em operações de fiscalização na Amazônia.
A exposição pode ser conferida no Museu da Amazônia até o mês de outubro.
Mais informações em http://museudaamazonia.org e também na página de Renato Soares no Facebook.