15,janeiro 2025

Gol e Avianca se juntam em nova holding aérea

Os controladores das aéreas Gol e Avianca anunciaram a criação de uma nova holding, a Abra, que contará ainda com participações da colombiana Viva, da chilena Sky Airline mais as Aerolineas Argentinas, formando o maior conglomerado do setor aéreo na América Latina

A empresa Gol, que já detém uma grande fatia do setor aéreo comercial brasileiro, anunciou uma parceria com os principais acionistas da colombiana Avianca para a criação da Abra, uma holding que deverá se transformar no maior conglomerado do segmento na América Latina. A nova holding conta, ainda, com participações da colombiana Viva – que também atua no Peru – e da chilena Sky Airline, além das Aerolineas Argentinas.

O principal motivo para a criação da parceria foi baratear custos de operação, manutenção, compra de aeronaves e de peças, além de atuar em bloco na compra de combustível de aviação – o maior vilão do setor, atualmente.

As empresas manterão suas marcas e continuarão a operar separadamente, unindo seus programas de fidelização de clientes. A nova operação será uma empresa de capital fechado com sede no Reino Unido e a transação está sujeita a aprovações, com expectativa de conclusão no segundo semestre de 2022.

Com a criação da Abra, a nova holding passará a ser dona de uma frota de 300 aeronaves e uma receita anual na casa dos US$ 7 bilhões.

O brasileiro Constantino de Oliveira Júnior, presidente do Conselho de Administração da Gol, será o CEO da Abra. Com este acordo, as companhias aéreas do Grupo Abra ficarão em posição de liderança das viagens aéreas na América Latina, atendendo a um público estimado em 1 bilhão de pessoas.

Comando experiente

O Grupo Abra será co-controlado pelos principais acionistas da Avianca e pelo acionista majoritário da GOL e será liderado por administradores com experiência significativa em companhias aéreas em toda a região, uma longa história de empreendedorismo e um histórico comprovado de crescimento e transformações bem-sucedidas em companhias aéreas.

Roberto Kriete atuará como presidente do grupo. Foi ele quem transformou a TACA na década de 1980 na principal companhia aérea da América Central antes de fundi-la com a colombiana Avianca Airlines em 2009. Ele também fundou a principal companhia aérea mexicana, Volaris, em 2006.

Adrian Neuhauser, atual Presidente e CEO da Avianca, e Richard Lark, atual CFO da GOL, serão os Co-Presidentes do grupo, além de manterem suas atuais funções nas companhias aéreas.

Tarifas e rotas

A Abra fornecerá uma plataforma para que as companhias aéreas reduzam ainda mais os custos, obtenham maiores economias de escala, continuem a operar uma frota de aeronaves de última geração e expandam suas rotas, serviços, ofertas de produtos e programas de fidelidade.

A ideia é que os clientes se beneficiem de tarifas menores, acesso a mais destinos, maior frequência de voos e conexões bem sincronizadas, assim como a capacidade de acumular e resgatar pontos nos programas de fidelidade das marcas.

Com informações das assessorias

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE