Projeto Intercâmbio de Biomas visa formar jovens comunicadores ambientais através da troca de saberes entre os biomas Amazônia e Mata Atlântica
Em parceria com a WCS e a USAID, Internews, Fundação Amazônia Sustentável e ((o))eco abrem inscrição para a bolsa reportagem Intercâmbio de Biomas: trocas de saberes entre jovens comunicadores da Amazônia e da Mata Atlântica, que selecionará seis bolsistas para a realização de uma viagem de campo / vivência de 14 dias, além de mentoria para publicação de uma reportagem em ((o))eco. Essa iniciativa faz parte do projeto Conservando Juntos e será realizada em conjunto com a Fundação Amazônia Sustentável – FAS.
Serão selecionados seis comunicadores – quatro da região metropolitana de Manaus e dois da região metropolitana do Rio de Janeiro. Os selecionados participarão de uma viagem de campo/vivência de 14 dias entre Rio de Janeiro e Manaus. A programação inclui visita a organizações de jornalismo, projetos de conservação da natureza, encontro com comunidades tradicionais e lideranças locais, imersão nos biomas e outras atividades que contribuam para o objetivo principal do projeto.
Após a viagem de campo, os bolsistas passarão por uma mentoria jornalística para publicar uma reportagem no site ((o))eco e seus parceiros.
A bolsa-reportagem será no valor total de R$ 4.750,00 (quatro mil setecentos e cinquenta reais) para cada bolsista selecionado. O período de inscrição vai do dia 18 julho de 2023 a 06 de agosto de 2023, com divulgação dos selecionados prevista para o dia 14 de agosto de 2023. Para se inscrever, os candidatos devem ler atentamente o edital disponibilizado a seguir. Envios fora do padrão previsto no edital não serão considerados.
A inscrição ocorrerá entre os dias 18 de julho e 6 de agosto de 2023 e deverá ser feita através do preenchimento de formulário no link a seguir – https://forms.gle/VDzoGPiNFbw1fDbo7.
Esta oportunidade é possível graças ao apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Sobre O eco
O site ((o))eco é um veículo de jornalismo produzido pela Associação O Eco, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2004 e que se dedica a documentar os desafios, retrocessos e avanços dos temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental no Brasil. Ao longo de seus 19 anos de existência, já produziu mais de 32 mil itens e se tornou referência na cobertura ambiental do país.
Um dos objetivos da organização desde a sua fundação é formar jornalistas
ambientais e treinar profissionais de jornalismo e áreas afins para a comunicação ambiental.
Com informações da assessoria