O conselheiro Júlio Pinheiro, do Tribunal de Contas do Amazonas, será um dos painelistas, no final do mês em Belém, da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias
A área ambiental do Tribunal de Contas do Amazonas será representada, no final do mês em Belém (PA), na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. O conselheiro Júlio Pinheiro, que está à frente dos trabalhos relacionados ao tema, foi convidado para ser um dos painelistas do encontro.
A Conferência internacional tem entre seus objetivos apoiar um debate qualificado sobre as novas economias na Amazônia; apresentar e debater sobre as possíveis contribuições das indústrias no campo das novas economias; criar uma rede de articulação e apoio às novas economias na Amazônia; fortalecer a aliança Pan-Amazônica no tema; e contribuir para uma agenda integrando ações entre setor público, privado, sociedade civil e comunidades.
O leque de temas é amplo e irá enfocar as novas economias em sua diversidade – bioeconomia, economia circular, mercado de carbono, economia solidária, economia regenerativa, economia da sociobiodiversidade , que representam o caminho para um futuro sustentável da Amazônia, conjugando conservação, desmatamento zero, desenvolvimento e bem-estar social.
Tópicos que permeiam a atual realidade na região também receberão atenção, já que o mundo deve operar a transição para uma economia de baixo carbono e enfrentar as mudanças climáticas, contando com o desenvolvimento das energias renováveis e eletrificação dos meios de transporte.
Contando com patrocínio do Instituto Brasileiro de Mineração, o encontro também irá discutir um tema polêmico: a expansão da mineração na região amazônica, sobretudo de minerais estratégicos, para o desenvolvimento das energias renováveis.
Entre os convidados internacionais que estarão na Conferência em Belém, a partir de 30 de agosto, estarão o ex-ministro britânico Tony Blair, o ex-presidente da Colômbia Iván Duque e o ex secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.
Com informações da assessoria