A Agenda do circuito cultural de Manaus está repleta de lançamentos de livros e eventos ligados à seara literária, durante esta semana e o início da próxima.
Quem abre a maratona é a dupla Mazé Mourão e Artemis Soares, na quarta-feira, na galeria do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos. Sob chancela do ICBEU e da Academia Amazonense de Letras, Mazé Mourão lança “Testei positivo”, sobre sua experiência durante a pandemia de covid-19.
O livro com distribuição gratuita, tem a capa assinada pelo artista plástico Rui Machado, é da Reggo Editorial e faz parte da Coleção Pensamento Amazônico, da Academia Amazonense de Letras (AAL).
Já Artemis Soares irá autografar “Transculturalidade em Diálogo: Sociedade e Cultura na Amazônia”, que organizou com os colegas Gisele Giandoni Wolkoff e Marcos Afonso Dutra. Em paralelo, será lançado também “Uma Amazônia transversal: Cultura, Corpo, Educação e Políticas Públicas”, organizado em colaboração de Artemis com Gisele Giandoni Wolkoff, Bruno de Oliveira Rodrigues, Érika da Silva Ramos e Ana Lucia Cavalcante dos Santos.
Aristóteles Comte de Alencar Filho lançará na quinta-feira (17 de agosto), às 19h, no salão nobre do Palácio Rio Negro, o livro ‘Beleza Decifrada – Detalhes da arte antiga nos monumentos do largo de São Sebastião e entorno’, editado pela editora Valer.
“É um retorno ao passado por meio dos belos monumentos, prédios, objetos e obras de arte que teimam em resistir às intempéries e intervenções, por vezes equivocadas, dos seres humanos”, explicou o médico e escritor.
Na sexta-feira (18/8) está programado o lançamento do livro “Poemas para a minha rua I”, da poeta Sarah Rodrigues, às 10h no Museu da Cidade (antigo Paço da Liberdade), no Centro histórico de Manaus.
Hoje baseada em Belém (PA), a poeta neste livro rememora sua Manaus de origem e compartilha memórias e emoções. Toda a renda obtida com a venda do livro será convertida em doação para instituição filantrópica.
Fechando a maratona, na próxima segunda-feira (21/8) todas as atenções serão voltadas ao ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça, que estará em Manaus para evento promovido pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas.
O motivo será o lançamento do livro “Direito Federal Brasileiro”, publicação que marca os 15 anos de jurisdição dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques, Og Fernandes e Luis Felipe Salomão. A obra reúne artigos assinados por 65 juristas – entre eles, 18 ministras e ministros em atividade no STJ e foi publicado pela Editora Thoth.
Com informações das assessorias