15,janeiro 2025

Senac e Cisco levam cursos para o interior do Amazonas

Balsa-Escola do Senac será a primeira academia fluvial itinerante do Cisco Networking Academy no mundo, que capacitará a população do Amazonas com as competências necessárias para contribuir significativamente para o crescimento e a sustentabilidade das suas comunidades

O Senac, em parceria com a líder global em tecnologia Cisco, lançou esta semana a primeira Academia Fluvial do Cisco Networking Academy na Balsa-Escola do Senac Amazonas. O projeto conjunto visa levar conectividade digital e desenvolvimento de habilidades às pessoas que vivem no Amazonas.  O evento de lançamento ocorreu no Centro de Embarcações do Comando Militar do Amazonas (Cecma), em Manaus (AM),  e contou com oficinas de tecnologia da informação, corte de cabelo e culinária amazônica.

A colaboração com o Cisco Networking Academy, um dos programas de qualificação para o trabalho mais longevos do mundo, pretende democratizar o acesso à qualificação em TI no Amazonas. Com as instalações da balsa renovadas e conectadas,  o Senac poderá levar cursos profissionalizantes de excelência para cidades do interior do Estado, muitas delas somente acessíveis por barco. Os cursos trazem treinamento em habilidades digitais, segurança cibernética, redes e programação, oferecendo um currículo de alta qualidade para posicionar os alunos no mercado de trabalho.

A Balsa-Escola foi remodelada com tecnologia de conectividade Cisco para promover a inclusão digital no Amazonas. A instalação conta com uma rede corporativa de Wi-Fi da Cisco Meraki e câmeras com analítico, infraestrutura de switching e firewall para atender alunos e profissionais do Senac. Dessa forma, será possível levar conectividade de rede confiável e de alta velocidade aos municípios ribeirinhos do estado do Amazonas. Ao redor da balsa, a população poderá contar com Wi-Fi público gratuito em um raio de até 30 metros da embarcação, o que promove a inclusão digital das comunidades atendidas.

“Ao longo de mais de duas décadas de atuação, a Balsa-Escola do Senac tem sido um veículo vital de educação e conhecimento para as comunidades ribeirinhas do Amazonas. Agora, nossa parceria com a Cisco eleva esse projeto a um novo nível, integrando tecnologia de última geração,   conectividade e formação profissional à nossa embarcação. Essa iniciativa também permite que a gente ofereça uma gama diversificada de formações profissionais em TI para pessoas que, sem o Senac, dificilmente teriam acesso a essas oportunidades. Estamos comprometidos em capacitar uma força de trabalho qualificada para um setor tão importante, como o da Tecnologia da Informação, contribuindo assim para o progresso econômico e social de nossa região”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

“O Senac é um parceiro estratégico do Cisco Networking Academy no Brasil e compartilhamos a missão de formar a mão-de-obra necessária para desenvolver o setor de tecnologia do país. Nosso apoio educacional e tecnológico para a Balsa-Escola Senac no Amazonas reforça ainda mais nossa parceria e o compromisso da Cisco com a transformação digital, inclusiva e sustentável do Brasil. Estamos democratizando a educação profissional e o acesso à tecnologia e conectividade para as comunidades ribeirinhas do Amazonas, abrindo novas perspectivas sociais e econômicas para a região e sua população, elevando a tecnologia como uma habilidade fundamental para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do país”, afirma Gabriel Bello Barros, líder do Cisco Networking Academy no Brasil.

Grande parte dos cursos do segmento de TI ofertados provém do Programa Educação 4.0 do Senac, que integra conteúdo Cisco Networking Academy,  e é uma ação para posicionar a instituição face aos desafios e oportunidades da transformação digital. Os conteúdos oferecidos aos alunos passaram por processos de reorganização, atualização e modernização, e sua meta é promover formações mais aderentes às necessidades atuais do mundo do trabalho, alinhadas às demandas dos setores impactados pela Revolução 4.0.

Parceria duradoura

O projeto da Cisco na balsa-escola do Senac faz parte do Cisco Brasil Digital e Inclusivo e Networking Academy, programas que trabalham em conjunto para impulsionar comunidades por meio da tecnologia e equalizar oportunidades por meio da educação em escala global.

Parceria duradoura

A parceria entre Cisco Networking Academy e Senac iniciou-se há mais de 20 anos, com a criação da primeira academia Cisco na rede, em junho de 2000, sendo uma das primeiras do programa de educação e empregabilidade da Cisco no Brasil. Desde então, aproximadamente 100 mil alunos do Senac foram impactados pelos cursos da Cisco em habilidades digitais, redes, programação e cibersegurança, uma das áreas com maior demanda por profissionais qualificados. Atualmente, a instituição conta com 150 academias Cisco ativas, espalhadas por Departamentos Regionais do Senac em todas as regiões do Brasil.

O Senac foi a rede que mais formou alunos no último ciclo da Maratona CiberEducação Cisco Brasil, programa que faz parte do Networking Academy e oferece vagas gratuitas para cursos profissionalizantes em segurança digital. Em 2023, sua atuação proporcionou seu reconhecimento como parceiro Premier+, dentre as 5% instituições educacionais que tiveram melhor desempenho e impacto social no mundo. Recentemente firmaram um acordo de cooperação nacional e anunciaram a intenção de capacitar mais 100 mil brasileiros em tecnologia nos próximos 4 anos.

Sobre a Balsa-Escola

Única unidade móvel fluvial do Senac no Brasil, a Balsa-Escola é um projeto de democratização da educação profissional para os municípios mais distantes no Amazonas. Sua infraestrutura abriga quatro laboratórios, conectados à internet, e um miniauditório que atendem às demandas dos segmentos de: turismo e hospitalidade, informática, saúde, beleza, gestão e comércio.

Desde o ano 2000 a Balsa-Escola Senac atende os municípios do Amazonas, e já aportou nas cidades de Barcelos, Urucará, Nhamundá, Parintins, Silves, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Manaus, Caapiranga, Anamã, Beruri, Borba, Maués e Humaitá, com mais de 19 mil pessoas formadas entre capacitações, aperfeiçoamentos e cursos técnicos.

Com informações e fotos da assessoria

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE