O multi talentos estreia na seara da literatura com o lançamento de seu primeiro livro de contos na recém inaugurada livraria do Casarão de Ideias
Mais conhecido por suas obras no campo das artes visuais, o artista Buy Chaves decidiu enveredar por nova seara e lança, nesta quinta-feira (11/07) às 19h, no Centro Cultural Casarão de Ideias, sua primeira obra literária – o livro de contos ‘Antologia da Insânia’.
‘Antologia da Insânia’ é uma compilação de oito contos que versam sobre os limites da natureza humana, expondo a tênue linha que separa a insanidade e o real. A obra começou a ser escrita durante a pandemia de Covid-19 e, naquele período, Buy chegou a ficar doente e deixou de pintar por causa da tinta acrílica, que não tem cheiro, mas é muito tóxica. “São histórias que eu já tinha vontade de escrever há muito tempo. Eu já escrevi mais de 20 contos e esses oito da ‘Antologia da Insânia’ são os primeiros”, relata.
O fato dos contos serem de suspense não foi planejado. Simplesmente ‘aconteceu’, afirma o autor. “Eram as histórias que eu tinha, que eu sempre tive vontade de escrever. Eu talvez tenha me inspirado um pouco em Alfred Hitchcock, e são histórias também perfeitas para curtas-metragens, já com o pé no cinema também”, sugere.
Buy afirma que pretende lançar mais obras literárias e que o próximo livro já está ‘engatilhado’. Adianta que será de ficção. “Esses contos não são sobre suspense sobrenatural, falam sobre a natureza humana, os limites da loucura, os personagens bizarros que a gente encontra por aí e que são prato cheio pra escrever contos”, diz, sobre sua primeira obra literária.
A primeira obra literária do artista visual Buy Chaves se tornou possível por ter sido contemplada em edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), executada pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o suporte do Conselho Estadual de Cultura (Conec).
O evento de lançamento do livro, nesta quinta-feira, também marca a inauguração oficial da livraria do novo anexo do centro cultural Casarão de Ideias, a partir das 19h, na Rua Barroso 279, no Centro histórico de Manaus.
Com informações e fotos da assessoria