A oitava edição do evento será realizada até domingo, no Rio de Janeiro, apresentando espaços com ações da instituição
Com o propósito de apresentar a diversidade cultural, as belezas naturais e os cartões-postais do país, a oitatva edição do Salão do Turismo reúne as melhores experiências turísticas do Brasil, até domingo (11), na cidade do Rio de Janeiro. Realização do Sebrae nacional em parceria com o Ministério do Turismo e como o governo daquele Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), o Salão do Turismo é a maior vitrine do setor e contribui para consolidar o Programa de Regionalização do Turismo.
O programa voltado para o desenvolvimento do turismo e a estruturação de produtos tem o desafio de posicionar os destinos e roteiros turísticos no mercado nacional e internacional. Dividido por regiões, o Salão vai apresentar as principais tendências turísticas de Norte a Sul do país. É esperado um público de mais de 100 mil pessoas nos quatro dias.
“O Salão de Turismo é um momento em que a gente mostra toda a oferta turística brasileira. O turismo está mais organizado e profissionalizado. Além disso, as pessoas têm buscado experiências turísticas e um turismo mais sustentável e com qualidade”, explica a analista do Sebrae Germana Magalhães.
Artesanato, ecoturismo, turismo de base comunitária, produção rural e gastronomia típica dos estados são algumas das temáticas que ganharão destaque na edição deste ano. Segundo Germana, os destinos estão sendo organizados cada vez mais para qualificar a oferta e os serviços turísticos. “Hoje, você chega em uma praia e tem muito mais opções do que fazer. Ao visitar os lugares, há estímulos diversos, como festivais, visitas a produções associadas, ambiente rural. A integração da oferta rural com a oferta natural tem aumentado bastante”, destaca a analista.
O acesso ao Salão do Turismo é totalmente gratuito. Para participar e ter acesso a toda a programação do evento, basta se inscrever no site do Sympla. Sebrae vai realizar ações nos seguintes espaços: a Estande Institucional, o Espaço do Artesanato no Vitrine Brasil, o CRAB, a Arena de Experiências Brasil e o Encontro de Negócios.
No ambiente de encontro de negócios, por exemplo, 17 experiências serão levadas para os operadores de comercialização internacional. Já no palco, o público da feira vai poder conhecer 60 experiências turísticas.
“Vamos ter esses empresários apresentando os roteiros para o público, inclusive com informações de venda. Se um visitante da feira tiver interesse em comprar aquele passeio ou viagem, ele vai poder falar diretamente com o empresário que comercializa aquela experiência. No palco, teremos empresários de todos os segmentos: povos indígenas, quilombolas, fazendeiros de café, produtores de cachaça, empresários de atividades náuticas, de tudo um pouco”, conta Germana.
A assessoria do Sebrae Amazonas não informou se participa do evento ou ao menos se enviou algum material de divulgação do Estado.
Com informações da assessoria