Exposição ‘Utensílios domésticos em madeira’ destaca cultura amazônica e indígena e será aberta na sexta-feira no restaurante e cevicheria Mira Flores, em Manaus, com venda das peças
A riqueza cultural da Amazônia e de povos indígenas será retratada na exposição ‘Utensílios domésticos em madeira’, que ocorrerá nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, das 11h às 23h, no restaurante e cevicheria Mira Flores, localizado na Inhaúma, 196, conjunto Beija-Flor, bairro Flores – Zona Norte de Manaus. O evento é gratuito e aberto ao público.
A iniciativa tem apoio do projeto Canoa da Cultura e da turismóloga Mara Regina, conhecida por seu trabalho com empreendedores e artesãos em Manaquiri (a 157 km de Manaus).
Os visitantes poderão apreciar diversas peças artesanais feitas de madeira, como farinheiras, tábuas de corte, porta-joias, tacapes e bordunas. A exposição também contará com quadros pirografados que exaltam a rica herança cultural amazônica e indígena, oferecendo uma imersão visual e artística na cultura da região.
As obras são assinadas pelo artesão Francisco Joarles e pelo casal Ranieri e Jamilya, de Manaquiri. Eles utilizam madeira descartada pela natureza, transformando-a em peças que refletem a tradição e a sustentabilidade, elementos fundamentais da cultura amazônica.
“Estamos empolgados em compartilhar um pouco da riqueza cultural transmitida de geração em geração. Este evento é uma oportunidade única de explorar e valorizar o artesanato amazônico. Esperamos a presença de todos”, convida a turismóloga Mara Regina.
Com informações e fotos da assessoria