26,dezembro 2024

Cerimônia do 66ª Prêmio Jabuti nesta terça-feira

Mais importante premiação nacional do livro, o Jabuti é responsável por reconhecer e divulgar a potência da produção nacional

A cerimônia do 66ª Prêmio Jabuti será realizada nesta terça-feira (19/11), a partir das 19h (horário de Brasília), no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, em um evento exclusivo para convidados da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Na ocasião, serão conhecidos os vencedores das 22 categorias do Prêmio – que abrangem os eixos de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação – e o Livro do Ano.

Uma das novidades de 2024 é a nova categoria Escritor Estreante – Poesia, no Eixo Inovação, destinada a autores que publicaram seu primeiro livro em língua portuguesa no Brasil, no período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. E, no Eixo Não Ficção, foram incluídas três novas categorias: Saúde e Bem-Estar, Educação e Negócios.

Em Romance Literário, uma das categorias mais comentadas todos os anos, são finalistas: Edgard Telles Ribeiro (Jogo de armar), Luciany Aparecida (Mata doce), João Silvério Trevisan (Meu irmão, eu mesmo), Jacques Fux (Nunca vou te perdoar por ter me obrigado a te esquecer) e Itamar Vieira Jr. (Salvar o fogo).

Outro destaque é para a editora vencedora da categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, que, além de receber a estatueta, caso seja filiada ao Projeto Brazilian Publishers, será contemplada com uma Bolsa de Apoio à Tradução, no valor de R$ 5 mil, oferecida pela Câmara Brasileira do Livro. Este montante deverá ser utilizado para traduzir uma nova obra de seu catálogo, em língua portuguesa, para qualquer outro idioma.

“Recebemos um total de 4.170 inscrições nesta edição, o que evidencia a importância e o prestígio do Prêmio Jabuti. Agradecemos profundamente aos jurados pela dedicação e pelo excelente trabalho. Cada etapa do desafio para se chegar aos finalistas sempre reflete a grande qualidade da produção literária e editorial brasileira. Todos os inscritos, e principalmente os que foram selecionados, estão de parabéns e merecem todo o nosso reconhecimento”, destaca Hubert Alquéres, curador do Prêmio Jabuti.

Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti consolidou-se como a mais importante premiação nacional do livro e é referência no mercado editorial brasileiro. Patrimônio cultural do país, o Prêmio é responsável por reconhecer e divulgar a potência da produção nacional, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, dialogando com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade.

O público poderá acompanhar a cerimônia – que é fechada para convidados – em transmissão ao vivo pelo canal da CBL no Youtube.

Com informações da assessoria

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE