5,fevereiro 2025

Manaus Plaza investe em reforma e busca novos públicos

Shopping de Manaus passa por retrofit e adequações às novas normas técnicas, além de necessidades funcionais e sustentáveis em projeto assinado por arquiteto amazonense

O Manaus Plaza Shopping, centro comercial com mais de 20 anos de história e considerado um dos mais tradicionais da capital amazonense, passa por um retrofit – processo de atualização em edifícios já erguidos, envolvendo adequações às novas normas técnicas, além de necessidades funcionais e sustentáveis. A proposta visa oferecer uma nova experiência para seus clientes, lojistas e colaboradores, com uma mescla visual entre a identidade de cidades metropolitanas e a raiz amazônica. À frente do projeto está o arquiteto Victor Hugo Azevedo, arquiteto formado pela Universidade da Virgínia (EUA) e neto de José Azevedo, fundador do Manaus Plaza Shopping.

Azevedo explica que a proposta do retrofit é reposicionar a marca do shopping. “Foram vários anos sem novos investimentos. Assim como outros shoppings do país, o Manaus Plaza sofreu muito durante a pandemia [de COVID-19]. Agora, identificamos que é um momento oportuno para investirmos neste segmento e darmos o melhor para os clientes, além de lojistas, colaboradores e parceiros”, comenta.

Um dos diferenciais é a nova Praça de Alimentação, prevista para ser entregue na primeira fase da modernização do edifício, neste início de 2025. Ela terá entrada uma nova entrada, pelos fundos do shopping, com acesso pelo Vieiralves, e será um ponto de acesso mais prático para os visitantes.

A localização estratégica do Plaza, entre a Avenida Djalma Batista e o conjunto Vieiralves, na Zona Centro-Sul de Manaus, também influencia outro objetivo do projeto: elevar o padrão social e atrair uma nova clientela.

“O objetivo é mesclar a identidade metropolitana de cidades internacionais com nossa raiz amazônica. O projeto de interiores do Plaza tem características de grandes empreendimentos, na mesma medida em que se vê a identidade regional amazônica, como elementos amadeirados e corda sisal. Não podemos deixar de lado a nossa cultura”, acrescenta Azevedo.

A fachada do shopping será outro ponto marcante, com um visual ‘limpo’, inspirado em prédios de grandes avenidas. “A Djalma Batista sempre foi a avenida das grandes fachadas, dos grandes empreendimentos. A ideia foi desenvolver uma fachada mais leve, que seja um contraponto à realidade atual da Djalma, uma área visualmente muito carregada”, destaca Azevedo.

Sustentabilidade também é uma característica essencial do retrofit, como explica o arquiteto: “Eu sempre digo que o prédio mais sustentável é aquele que já existe. Não precisa mobilizar terrenos, desmatar áreas de natureza. A área do empreendimento já existe. Com o retrofit, vamos dar um novo ‘ar’, com a intenção de que o Plaza continue fazendo história em nossa cidade por muitos anos”, finaliza.

Com informações e fotos da assessoria

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE