Concurso ‘Soluções Sustentáveis’ promovido pelo Tribunal de Contas Amazonas teve como vencedor escola estadual de Parintins; conselheiro Júlio Pinheiro esteve no município representando o TCE-AM na solenidade de premiação
Alunos da Escola Estadual Geny Bentes de Jesus, de Parintins, conquistaram a premiação máxima do concurso ‘Soluções Sustentáveis’ promovido pelo Tribunal de Contas do Amazonas. A solenidade de premiação foi realizada na sede da escola, naquele município, e contou com a participação do conselheiro e coordenador- geral da Escola de Contas Públicas do TCE-AM.
O conselheiro entregou o prêmio de primeiro lugar do concurso e também discorreu sobre práticas sustentáveis, entre outros temas. Júlio Pinheiro é coordenador das ações e projetos ambientais do TCE-AM, além de presidir o Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa.

O concurso contou com a participação dos estudantes do ensino fundamental 2 de todas as calhas do Amazonas, e é um projeto que deverá participar da Conferência do Clima (COP30) em Belém em novembro deste ano.
O projeto vencedor é um exemplo para o combate às mudanças climáticas com sustentabilidade e inovação local na floresta amazônica. Os alunos promoveram o plantio de ipês e outras espécies nativas na área da escola, com a finalidade de mitigar os impactos ambientais causados pela proximidade de um aterro sanitário e, também, para melhorar a qualidade do ar e a climatização natural do ambiente escolar.

Segundo o diretor geral da Escola de Contas Públicas, Alexandre Rivas, foi motivo de alegria a vitória dos alunos de Parintins, que assim estimula estudantes da região para encontrar soluções sustentáveis, no local onde moram, colaborando para melhorar a qualidade de vida com a iniciativa de plantar árvores – essa é uma ação que melhora a vida das pessoas em uma sociedade afetada pelas mudanças climáticas, segundo material de divulgação do TCE-AM.
A professora doutora Michele Bissoli, responsável pelo concurso ‘Soluções Sustentáveis’, disse que foi emocionante a entrega do prêmio para os estudantes de uma escola do interior do Amazonas que, com sua organização e criatividade, venceram o concurso – o que mostra a abrangência da iniciativa que valorizou todo o Estado do Amazonas.
O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, esteve presente no evento e disse que o TCE, através da Escola de Contas Públicas, fez um trabalho educacional exemplar na área do meio ambiente.
O projeto vencedor ‘Arborização e Práticas de Educação Ambiental’ foi coordenado pela professora Patrícia Rosaneide Nunes Pereira.
Os alunos vencedores ganharam notebooks e a escola um datashow.
Com informações e fotos da assessoria