Chamada Instituto Cultural Vale contempla 65 projetos, em áreas como música, dança, patrimônio imaterial, festividades e projetos de circulação – e inclui selecionados no Amazonas
O Instituto Cultural Vale divulgou o resultado com a lista de 65 projetos selecionados no edital nacional Chamada Instituto Cultural Vale, que juntos receberão R$ 30 milhões em investimentos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As iniciativas serão realizadas ao longo de 2026, alcançando as cinco regiões do país e contemplando 22 unidades federativas – com foco na valorização da cultura brasileira.
Chamada Instituto Cultural Vale faz parte do conjunto de editais lançados pelo Instituto Cultural Vale para o fomento à cultura, em áreas como música, dança, patrimônio imaterial, festividades e projetos de circulação. A seleção dos projetos foi feita com a participação de especialistas externos (profissionais que são referência nas áreas do edital) e de comissões internas da Vale e do Instituto Cultural Vale.
“A Chamada fortalece nossa atuação para democratizar o acesso à arte, incentivar o fortalecimento da economia criativa e apoiar a diversidade de manifestações artísticas do país. Para a Vale, criar oportunidades para novos agentes culturais e promover a cultura significa contribuir com transformações de vida, que geram impacto positivo e deixam um legado para as próximas gerações”, afirma Grazielle Parenti, vice-presidente de Sustentabilidade da Vale.



Desde sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já lançou seis editais nacionais, consolidando-se como um dos principais mecanismos de incentivo à cultura no país. Nas cinco primeiras chamadas públicas (2020-2024), foram selecionados 289 projetos de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, que receberam R$ 135 milhões em recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
No Amazonas foram selecionadas três propostas – o Festival de Teatro da Amazônia, o Percurso Instrumental Rio Negro e ‘Florestas de Odé’, circulação nacional em celebração aos 20 anos da Cia Treme Terra.
Veja lista completa em https://institutoculturalvale.org/
Com informações da assessoria