Festival Amazonas de Dança inicia hoje

Festival Amazonas de Dança inicia hoje

A programação segue até o dia 10 de novembro, reunindo 12 espetáculos além de oficinas e palestras gratuitas

A nona edição do Festival Amazonas de Dança (FAD) inicia na terça-feira (5), no palco do Teatro Amazonas, e segue até o dia 10 de novembro, com apresentações também no Largo de São Sebastião e Teatro da Instalação. A programação irá reunir 12 espetáculos, além de oficinas, palestras e rodas de conversa para o público. O evento, realizado pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem entrada gratuita em todas as atividades.

A abertura do festival acontece nesta terça-feira a partir das 20h, e contará com dois espetáculos: a mostra parcial de “Grito” e “Suíte Retratos”, que marcam a estreia do Balé Jovem do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

O espetáculo “Grito” (22 minutos), com coreografia de Adriana Goes e direção artística de Baldoino Leite, aborda a manifestação do grito, usando os gestos e movimentos da dança como ferramentas de reflexão e mudança. Já em “Suíte Retratos” (15 min), o Balé Jovem terá acompanhamento da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), com regência do maestro Davi Nunes, para encenar obras de importantes compositores brasileiros.

No encerramento do primeiro dia, já pela mostra oficial do FAD, será apresentado o espetáculo “Ingênuo Amor”, às 21h10, selecionado pela organização do festival na categoria de 25 a 30 minutos.

“O espetáculo fala muito do relacionamento romântico entre o homem e uma mulher, e toca em pontos como masculinidade, de como o homem vê o feminino e as formas de se relacionar”, destaca o diretor Reysson Brandão.

Espetáculos – O 9º Festival de Dança teve 12 espetáculos contemplados, em três categorias. Na categoria de 10 a 15 minutos, serão apresentados “Ananse”, “Daily Vlog” e “Waranã”.

De 25 a 30 minutos, os espetáculos selecionados são “Aponte”; “Ingênuo Amor”; “Filhos da Terra”, “Memórias do Chão”. Já na categoria de 40 a 45 minutos estão “Enruína”; “Ruína”; “Mithus”; “Chico: o corpo em cores e sons” e “Formas de Dizer Meu Nome”.

Além da mostra oficial, a programação ainda conta com apresentações do Liceu Claudio Santoro, Ovam e também do Corpo de Dança do Amazonas.

Com informações e fotos da assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*