Cerveja ganha celebrações neste início de agosto

Cerveja ganha celebrações neste início de agosto

Os cervejeiros tem duas razões para comemorar neste início de agosto, com o Dia Mundial da Cerveja e o Dia Internacional da IPA – Indian Pale Ale, com a brasileira Dádiva entre os destaques

Agosto é um mês marcado por duas comemorações muito especiais para os cervejeiros: o Dia Internacional da IPA, na primeira quinta-feira do mês, e o Dia Mundial da Cerveja, nesta sexta-feira. E, apesar do turbilhão de desafios que temos enfrentado nos últimos dois anos, há fôlego para celebração. Afinal, mesmo em meio a um caos sanitário, político e econômico, o mercado de cervejas artesanais brasileiro se mostrou consistente e sólido, ganhando novos consumidores não só por aqui, mas, também, em outros países.

Cervejarias nacionais, como a Dádiva – produtora artesanal paulista escolhida por dois anos consecutivos (2019/20) como a melhor cervejaria do Brasil pelo Rate Beer -, ganharam com seus rótulos espaços nas geladeiras de países como Holanda, Dinamarca, Suécia, Suíça, Bélgica, França, Finlândia, Luxemburgo e outros tantos, já que os e-commerces da Holanda viabilizam a distribuição das bebidas da Dádiva a todo o território europeu.

Exportação

A cervejaria começou a exportar seus produtos em 2018 e vem se preparando, ao longo dos anos, para aumentar essa participação no mercado externo. Entre 2019 e 2020, o envio das cervejas da Dádiva para outros países triplicou, número que deve crescer até o final deste ano. Uma nova remessa, inclusive, acaba de ser enviada para a Holanda e chegará ao território europeu ainda em agosto.

Entre os rótulos da produtora que são mais consumidos lá fora, estão, claro, as cervejas com ingredientes típicos brasileiros – frutas tropicais, o nosso café, as nossas castanhas, entre outros. Bons exemplos disso são a Bioma (Russian Imperial Stout com castanha de baru, baunilha do cerrado e cumaru) e as Ephemerals (linha de Imperial Sours que, em uma de suas versões, traz na receita goiaba, maracujá e baunilha).

Além das cervejas com os insumos locais, receitas com lúpulos como protagonistas, como as IPAs (Indian Pale Ale), por exemplo, também são muito procuradas.

Colabs com países

A Dádiva já produziu colaborações com a dinamarquesa Amager Bryghus, a suíça Hoppy People, a luxemburguesa Totenhopfen e a alemã Ale Mania.

A mais recente parceria foi com a premiada cervejaria Longslice Brewery, do distrito de Canary, em Toronto, para a produção da “Mango Manjar Milkshake”, uma coconut mango APA com adição de coco, manga e lactose, de forma a lembrar um manjar branco.

As marcas produziram a mesma receita, no mesmo dia, cada uma em sua fábrica (ou seja, a Dádiva em Várzea Paulista, no interior de São Paulo, no Brasil, e a Longslice Brewery no Distrito de Canary, em Toronto, no Canadá), em junho de 2021.

Para mais informações sobre a Cervejaria Dádiva, acesse:

Site: cervejariadavida.com.br/

Instagram: @cervejariadadiva

Facebook: Cervejaria Dádiva


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*