15,setembro 2024

Clarice Lispector inspira Vanessa Pimentel no youtube

Vanessa Pimentel lançou no Youtube ‘Lua Vermelha: Clarice – O Caminho de Dentro’, seu primeiro monólogo híbrido, que une teatro, cinema e literatura, e está disponível na plataforma digital

A atriz, arte-educadora e jornalista Vanessa Pimentel lançou no Youtube ‘Lua Vermelha: Clarice – O Caminho de Dentro’, seu primeiro monólogo híbrido, que une teatro, cinema e literatura, e é totalmente dedicado ao universo feminino e ao centenário da escritora Clarice Lispector.

Clarice sempre foi uma exímia investigadora de intimidade. Com cerca de dezoito livros publicados, até hoje, a autora segue sendo reconhecida como a letrista de maior repercussão no universo literário em língua portuguesa e mantém seu legado vivo e conectado a cada nova geração.

Por ser uma obra existencialista, de muita profundidade, no roteiro, Vanessa optou por entrecortar seus textos com recortes de obras célebres da escritora Clarice Lispector como ‘Água Viva’ e ‘Perto do Coração Selvagem’, em uma proposta narrativa que faz emergir muitos psiquismos, memórias, emoções e sentimentos, que, por vezes, permitem que história de uma Clarice (a da personagem) se misture com a da outra (a da escritora) e o espectador, em meio a isso, nem sempre saiba, ao certo, distinguir quem fala.

“Como sou artista, me permiti brincar bastante com a possibilidade de unir ficção e realidade,  ao longo do processo criativo de produção do roteiro e da construção de uma personagem intrigante, misteriosa, que possui uma alma vermelha, intensa, selvagem, que ao poucos vai sendo transformada em uma espécie de divindade, que é capaz de ressurgir…”, revela Vanessa.

O roteiro está dividido em oito atos: I. Cinzas da Primavera II. As faces de Eva III. Obscuro Objeto do Desejo IV. Insustentável Leveza V. Retratos e Memórias VI. Uma pálida sombra VII. Doce Vertigem VIII. O ópio da terra

Cenários

O híbrido ‘Lua Vermelha: Clarice – O caminho de dentro´‘ também é uma ode à Manaus, e um convite para redescobrir a cidade através do olhar mágico, poético, literário ritualístico e feminino, da personagem Clarice, que ao longo de boa parte das cenas, passeia por inúmeros espaços, monumentos e equipamentos culturais como a Praça Dom Pedro II, localizada no Centro Histórico de Manaus; Praça Heliodoro Balbi, antiga ‘Praça da Polícia’; Palácio Rio Negro (área de jardim); Parque Senador Jefferson Peres e o Igarapé Água Branca, último igarapé limpo de Manaus, localizado no Bairro Tarumã, elencado pela diretora, como uma forma de homenagem à cultura, aos povos e à floresta Amazônica.

Sinopse

Uma escritora solitária e em crise, enquanto questiona-se sobre o real sentido da vida e reflete sobre as suas verdadeiras origens e memórias, revela ao espectador,  seus sentimento mais profundos como tristeza, angústia, medo e solidão, além de um forte desejo de liberdade, que está sempre presente em sua escrita poética, sensível, misteriosa e selvagem, que em muito se confunde com a vida e obra da escritora Clarice Lispector, o seu alter ego.

Equipe Técnica

Roteiro: Vanessa Pimentel;  Direção Geral: Vanessa Pimentel; Produção Executiva: Wanessa Leal; Direção de Fotografia: Graziela Praia; Assistência de Direção: André Luiz Nascimento; Assistência de Câmera: Rafael Augusto; Atriz: Vanessa Pimentel; Captação de Áudio: Heverson Batista; Cabelo, Figurino e Maquiagem: Vanessa Pimentel; Direção de Arte e Cenografia: Wanessa Leal e Vanessa Pimentel; Montagem e Finalização: Manoel Castro Jr; Fotografias (Still): Larissa Martins e Leandro Iung e Assessoria de Comunicação: Wanessa Leal.

Com informações, fotos e vídeo disponibilizados pela assessoria

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE