default

Dell, Intel e FAS juntas em projeto na Amazônia

Localizado na comunidade Boa Esperança (AM), o hub movido totalmente por meio de energia solar oferece atendimento de saúde por meio de telemedicina, monitoramento ambiental, acesso a habilidades de alfabetização digital e treinamento para jovens e adultos; unidade fornecerá ainda um Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon, que passará a identificar ocorrências de desmatamento ou degradação ambiental na região por meio de tecnologia de inteligência artificial

Em parceria, a Dell Technologies, Intel e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) anunciaram o lançamento de um espaço que irá apoiar uma comunidade na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Amapá, próximo ao município de Manicoré. Intitulado Dell Technologies Solar Community Hub, a unidade fica localizada na comunidade Boa Esperança (AM), que fica a 345km de Manaus, e passa a disponibilizar atendimento de saúde por meio de telemedicina, monitoramento ambiental, acesso a habilidades de alfabetização digital e cursos para jovens e adultos.

O Solar Community Hub é movido totalmente por meio de energia solar, fornecendo acesso à internet, tecnologia e serviços que beneficiarão cerca de 1.500 pessoas residentes na comunidade Boa Esperança (AM), além de outras comunidades ribeirinhas e das etnias indígenas Mura, Tenharim e Apurinã.

O Solar Community Hub oferece ainda acesso às habilidades de alfabetização digital às comunidades ribeirinhas locais e aos povos indígenas, alinhado às suas necessidades culturais e de aprendizagem locais; treinamento de gestão de negócios alinhados às fontes locais de renda, como a produção e venda de castanha-do-pará, açaí e óleo de copaíba; atenção à saúde por meio da conexão de telessaúde, formação de agentes comunitários de saúde, bem como monitoramento dos casos covid-19. Além disso, a FAS instalou um sistema de coleta de água da chuva para fornecer acesso à água potável para a comunidade.

Alerta de Desmatamento

Além da educação, capacitação e saúde, será implantado um Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon (SAD) para atividades de gestão territorial, que passará a identificar ocorrências de desmatamento ou degradação ambiental na região da Amazônia. Suportado por servidores da Dell Technologies, o Imazon SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento) usa satélites para mapear áreas de desmatamento na Amazônia, trabalhando com agentes ambientais de base comunitária para identificar áreas de risco.

Os insumos desses monitores ambientais locais combinados com a tecnologia de IA (inteligência artificial) criarão modelos probabilísticos e geoestatísticos para prever locais de novo desmatamento no curto prazo com mais de 90% de precisão.

O projeto, que também conta com a Computer Aid International, Microsoft, como apoiadora educacional, e o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), apoia o propósito da Dell em usar a sua tecnologia para alavancar iniciativas de saúde, educação e oportunidade econômica.

Parcerias

“É com enorme satisfação que nós compartilhamos essa parceria com a Dell Technologies, possibilitando um hub que, por meio da energia solar e conectividade digital, vai permitir ações relacionadas à saúde via telemedicina, educação, apoio ao empreendedorismo e ao monitoramento ambiental”, destacou Virgilio Viana, superintendente geral da FAS. “Além da importância do projeto em si, temos a partir desse hub uma perspectiva de ampliação, uma vez que essa é uma iniciativa que tem um potencial enorme de ser replicada em diversos pontos da Amazônia e, com isso, contribuir tanto para a redução do desmatamento quanto para a prosperidade e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas e das populações indígenas da Amazônia”. 

“Ninguém entende a Amazônia melhor do que a própria comunidade. Ao capacitar os líderes comunitários locais com as habilidades e tecnologia certas, podemos começar a abordar o desmatamento de maneira mais significativa”, afirmou Diego Puerta, Líder da Dell Technologies no Brasil. “O Dell Technologies Solar Community Hub na comunidade Boa Esperança (AM) é um grande exemplo disso. Estamos trabalhando com parceiros locais para apoiar o futuro crescimento social e econômico dessas comunidades ribeirinhas e indígenas”, completou o executivo.

Para a Intel, o projeto também vai de acordo com as metas 2030 da empresa, que dentre os desafios está a engajar indústrias, governos e comunidades para: revolucionar saúde e segurança com tecnologia; tornar a tecnologia totalmente inclusiva e expandir a prontidão digital.

“Na Intel, dizemos que a tecnologia é para todos e o Solar Community Hub traz essa possibilidade de levar melhores condições para pessoas em situação mais vulnerável através da tecnologia, afirma Gisselle Ruiz Lanza, diretora geral da Intel Brasil. A empresa está destinando R$ 420 mil reais pelo Programa IRTI (Iniciativa Tecnológica RISE), que distribui US$20 milhões de dólares globalmente para ações de saúde, educação e recuperação econômica no mundo.

Solar Hubs

Os Solar Hubs da Dell Technologies baseiam-se no sucesso dos laboratórios solares globais de aprendizagem da Dell em parceria com a Computer Aid International.

Essas novas unidades buscam abordar a inclusão digital em escala para grupos carentes e sub representados em todo o mundo, em consonância com o objetivo da Dell de usar sua tecnologia e escala para promover iniciativas de saúde, educação e oportunidades econômicas para entregar resultados duradouros para 1 bilhão de pessoas até 2030.

Os Solar Community Hubs fazem uso de dois contêineres de transporte conectados que podem ser transformados em espaços para práticas de educação, saúde ou workshops. No caso da educação, cada sala de aula possui uma combinação de energia solar, tecnologia Dell Wyse eficiente em energia e servidores refrigerados a ar, fornecendo acesso à tecnologia e conectividade à internet em áreas remotas onde há acesso limitado (se houver) à eletricidade.

Atualmente existem 25 Laboratórios de Aprendizagem Solar em sete países, com seis novos Hubs da Comunidade Solar que deverão ser lançados até o final de 2022.

Com informações da assessoria e fotos de Ricardo Sanchez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*