Campanha pede votos para quem defende a Amazônia

Campanha pede votos para quem defende a Amazônia

Iniciativa visa conscientizar os eleitores sobre a importância de votar em propostas que priorizem a região amazônica e seus povos

A campanha “Eu Voto na Amazônia Viva”, iniciativa apartidária com o objetivo de conscientizar a população para votar em candidatos que tenham propostas em prol da conservação da floresta amazônica, alcançou, até o final de setembro, mais de duas milhões de pessoas por meio de ações de mobilização e engajamento em quatro estados. A campanha completa está disponível no site euvotonaamazoniaviva.org 

O movimento faz parte do projeto “Amazônia nas Eleições 2022”, realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), e em parceria com coletivos e organizações socioambientais brasileiras. As ações de comunicação tiveram início em junho, no Dia do Meio Ambiente, e seguem até o início de 2023, reforçando a mensagem de envolvimento do cidadão no acompanhamento dos planos de governo que estarão em vigor nos próximos mandatos.

Entre as atividades realizadas estão a divulgação da pesquisa de opinião com o eleitorado amazônida,  concursos culturais, oficinas de engajamento, ações com distribuição de material informativo, atividades de mobilização e a divulgação de vídeos e posts para inspirar os eleitores que defendem a Amazônia a escolherem candidatos que apoiem e valorizem a proteção da região e de seus povos. 

As ações presenciais ocorreram em quatro estados da Amazônia Legal: Amazonas, Acre, Amapá e Maranhão, e envolveram centenas de voluntários. 

Nas redes sociais foram mais de 250 posts e 40 vídeos de conscientização para o voto e combate à desinformação que foram visualizados por mais de 220 mil perfis. As campanhas também engajaram 10 organizações socioambientais, como o Comitê Chico Mendes, o Instituto Vero e o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS Brasil). 

“Trabalhamos em duas frentes nessas campanhas: o combate às mentiras, que ameaçam a democracia e espalham a desinformação, e a sensibilização para um voto consciente, que priorize a Amazônia e a defesa dos direitos de seus povos”, diz Victor Salviati, superintendente de Desenvolvimento Institucional e Inovação da FAS. O balanço da campanha, complementa Salviati, foi extremamente positivo pois alcançou mais de dois milhões de pessoas a partir das ações que permitiram o eleitorado a fazer uma escolha mais bem informado.

Entre as atividades da campanha, destaca-se também a divulgação nos meios de comunicação  e a distribuição de  adesivos com a frase “Eu Voto na Amazônia Viva”. Só em Manaus, o adesivo foi distribuído para mais de 20 mil pessoas em locais estratégicos.

Concursos culturais 

Outra referência da campanha “Eu Voto na Amazônia Viva” é a realização de dois concursos culturais com o objetivo de incentivar a criação de conteúdos digitais voltados para a temática da conservação ambiental e combate à desinformação. O primeiro foi o “Hackaton Amazônia Viva” que envolveu estudantes de comunicação, o segundo é o  “Desafio Amazônia Viva”, aberto para todo o Brasil, que irá selecionar o melhor conteúdo digital em prol da conservação da floresta amazônica.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*