O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) promoveu evento na manhã desta sexta-feira para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrando a igualdade de gênero na Corte de Contas e figurando como um exemplo de realidade progressista na representatividade feminina.
Com 523 servidoras em 77 setores, as mulheres não apenas compõem a maioria, mas também lideram em diversos papéis, desafiando barreiras históricas e inspirando mudanças na Corte de Contas do Amazonas.
À frente desse movimento está a conselheira Yara Amazônia Lins, única presidente em 73 anos de história do tribunal. “As mulheres, que já compõem a maior parte do nosso quadro de servidores, têm se destacado por sua diligência, disciplina e excepcional rendimento”, declarou a presidente do TCE-AM.
Dados do Atlas do Estado Brasileiro, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), as mulheres representam 59% dos funcionários públicos do país, sendo maioria em quase todos os níveis federativos. Ainda assim, apesar da alta presença nos órgãos públicos, os números não se repetem quando se refere ao cargo de maior hierarquia dos Tribunais de Contas do país.
Segundo uma pesquisa sobre a participação feminina realizada pelo Grupo de Trabalho da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (GrT/Atricon), dos 226 conselheiros titulares, apenas 26 são mulheres, revelando uma lacuna significativa no setor.
Com informações e fotos da assessoria do TCE-AM