Tucupi da Amazônia é premiado na França

Tucupi da Amazônia é premiado na França

Indústria de alimentos naturais da Amazônia vence concurso na França ao lado de grandes marcas, apresentando o tucupi amarelo, tempero ancestral amazônico de origem indígena

O tucupi produzido pela startup paraense Manioca (@maniocabrasil) foi laureado com o Sirha Innovation Awards 2021, prêmio de inovação em alimentos da Sirha Lyon, um dos mais importantes eventos da alta gastronomia do mundo. O prêmio é um reconhecimento a produtos alimentícios e equipamentos inovadores em cinco áreas: Bem-estar, Consciência, Territorialidade, Experiência e Funcional, e este ano foi marcado pela aceleração das inovações ‘responsáveis’ com uma dinâmica de novos produtos presentes no território da Consciência, no qual o tucupi se encontra.

O evento, que acontece na França, é referência mundial em food service e hotelaria e considerado um dos mais importantes do mundo da alta gastronomia.

A Manioca venceu na categoria produtos-bebidas-ingredientes ao lado de grandes marcas francesas como Pernord Ricard, Valrhona e St. Michel Biscuits. Um total de 197 empresas, de todo o mundo, nos ramos de alimentos e equipamentos concorreram à premiação. Destas, apenas 12 foram premiadas.

As preparações com Tucupi Manioca apresentadas ao júri, formado por 20 especialistas em food service, foram desenvolvidas pela chef brasileira Ana Luiza Trajano e apresentadas pela Thais dos Santos, da empresa francesa Du Brésil Au Monde, distribuidora exclusiva da Manioca na França. Entre elas estavam biscoito de polvilho com redução de tucupi, servido com chantilly salgado de tucupi e , ainda tucupi reduzido, além de brigadeiro de chocolate branco com tucupi. Todas foram sucesso entre os jurados.

O produto amazônico ficou em destaque no evento que ocorreu em Lyon, na França, e foi apresentado de forma diferenciada aos participantes pela empresa Du Brésil Au Monde.

Sobre o tucupi

O tucupi é um tempero ancestral amazônico, de origem indígena, feito a partir da fermentação do caldo extraído da mandioca brava amarela, temperado com chicória do Pará, alfavaca, alho e sal. Tem um sabor único e cheio de umami e é talvez o ingrediente mais emblemático da culinária amazônica, que pode ser utilizado como tempero em qualquer receita.

100% natural e vegetal, o tucupi da Manioca é o primeiro que pode ser comercializado e armazenado sem precisar de refrigeração, mantendo todas as suas propriedades sensoriais e segurança alimentar, uma inovação feita pela empresa, depois de anos de pesquisa, sem adição de nenhum aditivo ou conservante, apenas pelo desenvolvimento de um processo tecnológico específico.

Sobre a Manioca

No meio gastronômico brasileiro não é novidade que os sabores amazônicos movem o espírito da Manioca. A empresa, criada em 2014, busca conectar pessoas à Amazônia por meio de alimentos criativos, práticos e naturais elaborados a partir de três princípios: trabalho com ingredientes da região, criação de produtos 100% naturais e promoção do comércio justo com produtores, comunidades, cozinheiros que são a base da culinária paraense.

A linha de produtos da empresa, nascida em Belém, no Pará, reúne molhos, temperos, farinhas e geleias, tem como protagonistas ingredientes que unem preservação, pesquisa, sabor e criatividade, aliando tradição e inovação, desenvolvimento econômico e manutenção da floresta em pé.

Joanna Martins

A marca tem à frente Joanna Martins, que atua no segmento e é filha do saudoso chef paraense Paulo Martins, referência da culinária amazônica e um dos responsáveis por divulgar os sabores da região para todo o Brasil.

Sobre o evento

O Sirha Innovation Awards é uma premiação que ocorre dentro do Sirha Lyon, evento de referência mundial em food service e hotelaria que reúne todos os atores desse ambiente, vom foco em novos produtos.

Seus visitantes, vindos de várias partes do mundo, descobrem e se inspiram para pensar no negócio e nas oportunidades de hoje e de amanhã. Um total de 12 prêmios são concedidos no âmbito do Sirha Innovation Awards.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*